terça-feira, 15 de março de 2022

Conheça as características dos amortecedores pressurizados

Nakata amortecedores pressurizados HG

Nakata explica as funções e componentes que formam os amortecedores pressurizados HG, que utilizam gás nitrogênio

 

A Nakata oferece no mercado os amortecedores pressurizados HG, que utilizam gás nitrogênio pressurizado a baixa pressão. Para ajudar a entender as diferenças desse produto, a empresa esclarece suas principais características.

O gás nitrogênio é utilizado para diminuir a temperatura interna do fluido, mantendo as cargas de tração e compressão elevadas, além de ajudar a manter o tubo de pressão sempre preenchido de óleo, eliminando possíveis vazios de acionamento.

“Quando o carro é submetido as imperfeições de solo que geram alta frequência de trabalho a tendência seria de altas temperaturas dos componentes internos do amortecedor, incluindo o fluido. No entanto, o gás nitrogênio evita que esse aumento de temperatura ocorra”, explica o consultor de serviços da Nakata, Jair Silva.

A empresa lembra ainda que alguns modelos de amortecedor pressurizado contam com o stop hidráulico, composto por um pistão especial que fica na haste do amortecedor e um afunilamento do final do tubo de pressão. Esse componente evita impactos, principalmente, em condições de acionamento rápido, como em lombadas ou depressões. “O stop hidráulico freia o movimento de tração, reduzindo a tendência de gerar a pancada de final de curso, suavizando os impactos, especialmente, ao trafegar por lombadas, depressões ou vias esburacadas”, diz.

Ao passar por ondulações, após a mola se expandir, a haste do amortecedor alcança o final do curso. Aí entra o stop hidráulico, que ajuda a eliminar a pancada por meio da câmara hidráulica. “Existe um pistão especial na haste do amortecedor que, ao entrar na câmara hidráulica, cria uma frenagem, reduzindo a velocidade da haste no momento de tração”, esclarece Silva.

Por fim, esse tipo de amortecedor possui sistema de vedação com selo de borracha de baixo atrito e alta resistência ao desgaste e à variação de temperatura. Isso evita vazamentos de óleo/gás, além da contaminação pela entrada de poluentes. A Nakata afirma que o óleo possui agentes antiespumantes e viscosidade controlada para diferentes faixas de temperatura de acordo com as condições de trabalho.

Outra característica é a guia da haste do amortecedor, que fica fixada na região superior do tubo, com ajuste deslizante, o que evita o desgaste prematuro. A haste é revestida de cromo duro, protegendo contra corrosão, e polida com baixa rugosidade para evitar desgaste prematuro do sistema de vedação.

The post Conheça as características dos amortecedores pressurizados appeared first on Revista O Mecânico.


Conheça as características dos amortecedores pressurizados Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário