Saiba por que evitar o uso de lixa para polir o volante do motor em caso de vitrificação se for necessário retificar o componente
Em alguns procedimentos de manutenção no veículo, existem peças que não apresentam qualquer tipo de trinca ou empenamento, mas precisam retificar para recuperar a condição de brunimento perdida pelo contato com outra peça que precisa de movimento para funcionar – por exemplo, o volante do motor, que entra em contato direto com a embreagem e precisa ter rugosidade específica para manter o atrito com o material de desgaste do disco.
O processo de retífica é bem conhecido no setor automotivo, utilizado dentro e fora das linhas de produção de um veículo, com intuito de atingir um melhor acabamento e precisão da peça, seja ela cilíndrica ou plana. Algumas peças necessitam deste procedimento não para mudar sua geometria, mas sim para o brunimento ou finalização milimétrica que o componente necessita.
Para retificar o volante do motor, é necessário usar ferramentas adequadas. Lixas comuns ou de ferro podem acarretar problemas futuros com os componentes, e não atingir o resultado necessário.
Há mecânicos que, para corrigir a vitrificação (brilho de polimento ocasionado pelo disco de embreagem velho), aplicam manualmente lixa de ferro, deixando-o quase com o aspecto de uma usinagem, para evitar que o disco novo venha a patinar. Embora a premissa esteja correta, nunca se deve lixar o volante do motor a esmo, principalmente com uma lixa de alto grau de abrasividade, como uma lixa de ferro. Isso vai causar um desgaste desigual na área de contato e afetar os componentes. A correção da vitrificação é mesmo a retífica.
O mecânico deve sempre analisar as condições do volante quando realizar a troca da embreagem, verificar se há desgaste excessivo ou trincas neste componente, e verificar as condições dos guias e seus respectivos alojamentos na caixa seca, sempre utilizando ferramentas adequadas. Caso haja alguma irregularidade com o volante, é necessária a sua troca.
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