segunda-feira, 28 de março de 2022

Posso cobrar pelo diagnóstico na minha oficina?

Alguns mecânicos são a favor, outros são contra… mas juridicamente é permitido cobrar pelo diagnóstico? Veja o que diz uma advogada especializada

 

A prática gera bastante discussão, porque muitos mecânicos defendem que é justo cobrar pelo uso dos equipamentos e pelo conhecimento técnico necessário para fazer o diagnóstico. Outros, contudo, acreditam que isso pode espantar os clientes. Mas e quanto ao lado jurídico? Isso é permitido?

A primeira observação de Alessandra Milano Morais, advogada especializada no setor automotivo, é separar orçamento de diagnóstico. “O orçamento é obrigatório e gratuito, mas para se chegar a um orçamento, é preciso fazer o diagnóstico. E o diagnóstico é serviço, ele é um trabalho, e deve ser cobrado”, orienta.

Mas a advogada alerta que é importante avisar antes ao cliente que o diagnóstico é cobrado. “Isso tem que estar claro, por exemplo, com um aviso na recepção da oficina e de novo ser informado ao cliente na hora de fazer o checklist do veículo”, explica.

“Eu já vi orçamento de diagnóstico. Ou seja, um orçamento prévio para o cliente aprovar o custo das horas necessárias para o diagnóstico. Também é possível separar a cobrança, por exemplo, se eu conseguir diagnosticar o problema só com esse equipamento são X horas de trabalho e vai custar tanto. Mas se eu não conseguir e precisar utilizar também esse outro equipamento, serão mais Y horas de trabalho e tantos reais”, detalha a especialista.

 

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Ela lembra o exemplo de um médico: ele irá cobrar pela consulta e pelos exames necessários. No caso do mecânico, vale a mesma premissa.

“Muitos mecânicos adotam o formato de não cobrar o diagnóstico se o cliente realizar o serviço na oficina. Mas isso exige cuidado. Se ele levou seis horas para fazer o diagnóstico e descobriu que o problema é uma peça que o serviço todo sai por R$ 300, ele perdeu essas seis horas de trabalho”, diz Alessandra.

Ou seja, cobrar pelo diagnóstico é permitido sim e pode ser feito de diferentes formas para não espantar os clientes da oficina. O importante é ser muito claro e não esconder nada. Transparência é fundamental.

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