quarta-feira, 9 de julho de 2025

Reparo na suspensão de carro com ADAS exige atenção à recalibração

Procedimento é necessário para garantir que os sensores e câmeras operem com precisão

A cada dia que passa ouvimos falar mais sobre o ADAs, que são sistemas de assistência à condução, como o controle de cruzeiro adaptativo. Enfim, essas tecnologias também precisam de manutenção, inclusive em componentes como direção, suspensão e freios. O procedimento é necessário para garantir que os sensores e câmeras operem com precisão. Vale lembrar que a Revista O Mecânico já fez uma matéria completa de como calibrar esses sistemas com a Bosch, que pode ser visto neste link e, também, no vídeo, que está nesta matéria.

Sistemas dependem de dados estruturais precisos
Isto posto, os recursos de assistência ao condutor utilizam sensores, câmeras e radares para executar funções como controle de estabilidade, frenagem automática e assistente de permanência em faixa. Alterações na suspensão, direção ou alinhamento impactam diretamente a leitura desses dispositivos.

sistemas de assistência ao motorista (ADAS)

“Esses equipamentos dependem da configuração estrutural do conjunto rodas, freios, suspensão e direção para operarem com precisão. Componentes que estiverem fora das especificações afetarão diretamente a leitura das informações e, consequentemente, o funcionamento do sistema”, afirma Juliano Caretta, supervisor técnico da DRiV.

Ajustes simples exigem nova calibração
Trocas de peças como amortecedores, pivôs, bandejas e coxins podem alterar o posicionamento dos sensores, comprometendo funções do ADAS, mesmo que pequenas mudanças no alinhamento da direção ou na montagem da barra de direção já interferem no sensor de ângulo, que precisa estar corretamente ajustado à trajetória em linha reta do veículo.
“No caso da barra de direção, a instalação de uma nova peça pode alterar a convergência do veículo, o que pode causar uma leitura fora das especificações e afetar a precisão do sensor de ângulo de direção quando o veículo está sendo conduzido em linha reta”, explica Caretta.

Procedimento depende do tipo de reparo
A recalibração pode ser feita com o veículo parado, diante de alvos calibradores, ou em movimento, com leitura dinâmica por scanner. A escolha do método depende do tipo de reparo realizado. Em alguns casos, as duas etapas são exigidas para garantir a precisão dos sensores. Se a oficina não contar com os equipamentos adequados, o reparador deve informar o cliente sobre a necessidade do serviço e encaminhar o veículo para um centro especializado. Sem esse processo, os sistemas de assistência não operam corretamente, o que compromete a condução.

The post Reparo na suspensão de carro com ADAS exige atenção à recalibração appeared first on Revista O Mecânico.


Reparo na suspensão de carro com ADAS exige atenção à recalibração Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário