Iniciativa-piloto é desenvolvida na unidade fabril da Nakata, em Minas Gerais
A iniciativa da Frasle Mobility, desenvolvida como projeto-piloto na unidade fabril da marca Nakata, em Minas Gerais, desempenha um papel essencial para otimização da ergonomia da fábrica.
Um sistema de Inteligência Artificial (IA) é utilizado para verificar a ergonomia das pessoas enquanto trabalham nas atividades fabris. A ferramenta de IA mapeia e analisa as condições de cada um nos postos de trabalho dentro do espaço de produção.
O software de Inteligência Artificial analisa, por meio de vídeos, a precisão dos movimentos realizados durante uma operação. Cerca de 8% dos 180 postos de trabalho de mão de obra direta na fábrica já passam pelo mapeamento inteligente. O objetivo é expandir para 100% dos postos até 2026.
A proposta do estudo ergonômico busca garantir uma abordagem mais precisa e eficiente para identificar melhorias contínuas.
Robôs Colaborativos
Os robôs colaborativos, conhecidos como cobots, são utilizados em diferentes do complexo fabril da Nakata, localizado em Extrema (MG). Esses robôs são projetados para serem fácil manuseio, flexibilidade e adaptáveis às necessidades específicas de cada ambiente.
Um exemplo de robótica implantada a partir da análise, é o robô colaborativo, realidade nos setores de Pintura e Embalagem, desde maio deste ano. Esse tipo de robô atua em conjunto com o trabalhador em atividades como a paletização.
The post Frasle Mobility adota inteligência artificial para otimizar ergonomia na indústria appeared first on Revista O Mecânico.
Frasle Mobility adota inteligência artificial para otimizar ergonomia na indústria Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário