Fabricante de lubrificantes identificou aumento na utilização de óleo com viscosidades diferentes das recomendadas

De acordo com a YPF Lubrificantes, foi identificado um aumento no uso do lubrificante 20W-50 em motos que, tem como especificação recomendada óleos com viscosidade 10W-30.
A prática inadequada impacta diretamente a lubrificação interna da motocicleta. “A viscosidade mais alta do 20W-50 dificulta o escoamento do óleo pelas galerias, ou seja, os canais internos do motor, especialmente em condições urbanas, com trânsito intenso e paradas frequentes. E o problema se torna ainda mais crítico nas partidas a frio, quando o motor está em temperatura ambiente e o óleo, ainda frio, apresenta maior resistência ao fluxo”, diz Denilson Barbosa, gerente de Qualidade da Usiblend, marca industrial da Usiquímica, que passou a representar a YPF Lubrificantes no Brasil desde a aquisição de suas operações no final de 2024.
“Nessa fase inicial de funcionamento, a lubrificação precisa ocorrer rapidamente para proteger componentes como pistões e virabrequim, o que não acontece de forma eficiente com um lubrificante mais viscoso do que o especificado. Esse atraso na circulação do óleo pode provocar atrito excessivo e desgaste prematuro das peças”, reforça o gerente.
Ainda que a aplicação do 20W-50 seja, em geral, mais econômica, essa prática inicial pode resultar em prejuízos futuros. A utilização de óleo fora da especificação indicada pode levar à perda de garantias estendidas, já que os fabricantes exigem o cumprimento das orientações presentes no manual do veículo. Além disso, embora não ofereça risco direto à segurança do motociclista, o comprometimento da lubrificação pode gerar falhas mecânicas que afetam a confiabilidade geral da motocicleta.
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