quarta-feira, 23 de julho de 2025

Toyota vai encerrar produção do Corolla em Indaiatuba até 2026

Nova fábrica em Sorocaba assumirá operações com sedã renovado e picape híbrida

 

 

A Toyota anunciou que irá desativar sua fábrica de Indaiatuba (SP) até o final de 2026, encerrando um ciclo de quase três décadas de produção do Corolla nacional na unidade. A mudança faz parte de um plano de investimento de R$ 11 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos, focado na modernização industrial, ampliação da capacidade produtiva e nacionalização de veículos eletrificados.

Inaugurada em 1998 (embora a obra tenha começado em 1996), a planta de Indaiatuba foi a primeira fábrica da Toyota no Brasil dedicada exclusivamente à produção de automóveis. Com capacidade instalada para 74 mil unidades por ano, a unidade produziu todas as gerações do Corolla vendidas no país desde então. No entanto, seus processos de estamparia, soldagem, pintura e montagem final seguem padrões da década de 1990, o que tornaria a atualização para tecnologias mais modernas economicamente inviável.

 

 

Nova fase em Sorocaba

 

A Toyota optou por centralizar suas operações em Sorocaba, onde já fabrica os modelos Yaris hatch e sedã, Corolla Cross e, em breve, o Yaris Cross. Como parte do novo ciclo de investimentos, a empresa está construindo uma nova planta vizinha à atual, com 160 mil m² de área construída, que abrigará a futura produção do Corolla nacional renovado e de um segundo modelo ainda não revelado.

 

 

Esse novo modelo poderá ser uma picape monobloco com motorização híbrida, posicionada abaixo da Hilux, para disputar mercado com Fiat Toro, Ford Maverick e RAM Rampage. A Toyota não confirma oficialmente, mas fornecedores e fontes do setor indicam que o projeto já está em estágio avançado de desenvolvimento, com produção nacional prevista para 2026.

 

 

Transição e força de trabalho

 

O plano da montadora inclui uma transição gradual. A produção do Corolla será encerrada em Indaiatuba ao longo de 2025 e iniciada em Sorocaba, inicialmente em volumes reduzidos. A Toyota também já iniciou a contratação e treinamento de novos colaboradores, com parte da equipe atual de Indaiatuba sendo realocada para a nova linha de produção. Cerca de 550 funcionários já foram empregados e uma parte não revelada irá para Sorocaba para atuar na nova unidade.

 

 

A modernização de Sorocaba segue os padrões globais de manufatura da Toyota, com foco em eficiência energética, digitalização de processos e maior flexibilidade para veículos eletrificados. A unificação da produção em um único polo industrial também permitirá reduzir custos logísticos e operacionais, além de facilitar a adoção de tecnologias mais limpas e conectadas.

 

The post Toyota vai encerrar produção do Corolla em Indaiatuba até 2026 appeared first on Revista O Mecânico.


Toyota vai encerrar produção do Corolla em Indaiatuba até 2026 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário