Apenas alguns meses após o lançamento do Sensor de Chassi Inteligente no Cadillac Celestiq, a ZF revela a próxima geração de seu sensor inteligente de chassi.
A versão atualizada não apenas mede a altura da roda, mas também captura a aceleração em três dimensões. Esse conjunto de dados expandido abre caminho para uma série de recursos inteligentes, desde monitoramento da integridade do chassi em tempo real e detecção de força/carga até cancelamento de ruído ativo.
O sensor também se integra a outros sistemas da ZF, alinhando-se com a estratégia “Chassis 2.0” da empresa. Por exemplo, o Sensor de Chassi Inteligente pode ajudar a tornar o feedback de um sistema Steer-By-Wire (direção por cabos) ainda mais preciso e realista.
No centro da estratégia “Chassis 2.0” da ZF, está a capacidade em fornecer atuadores inteligentes e interligados instalados de forma eficaz no nível do veículo e do sistema, combinando-os por meio de funções de software desenvolvidas internamente.
O Sensor de Chassi Inteligente abre caminho para esses atuadores e funções de software graças aos seus sensores de alta precisão. Ao conectar vários sensores de chassi inteligentes, outras funcionalidades podem ser habilitadas. Esse novo modelo permite a coleta de dados diretamente no pivô. Um veículo de demonstração ilustrou a gama de aplicações que essa tecnologia possibilita.
ZF Chassis Health
Graças à sua capacidade de medir não apenas o movimento vertical, mas também a aceleração, o Sensor de Chassi Inteligente permite que as montadoras implementem diferentes recursos. Ao analisar os padrões de aceleração e variações de frequência, o sistema pode detectar anomalias ou danos no chassi.
A ZF chama isso de abordagem “Chassis Health”: um sistema de monitoramento digital contínuo que fornece informações em tempo real sobre a condição do chassi. O sensor aciona alertas de manutenção e reparo por meio de um sinal no visor do veículo, por exemplo, quando elementos de fixação das rodas podem estar soltos após uma troca de pneu são detectados e precisam ser reapertados. Assim, a função Sensor de Chassi Inteligente ajuda a prevenir acidentes e aumentar a segurança.
Outro recurso importante é a detecção de carga. Usando um algoritmo dedicado, o sensor pode estimar o peso do veículo. Isso garante a conformidade com os limites legais de carga e ajuda a evitar problemas inesperados durante inspeções na estrada.
Integração entre os sistemas da ZF
O Sensor de Chassi Inteligente também foi projetado para integração com outros sistemas ZF. Ele já suporta o CDC – Controle Contínuo de Amortecimento, semiativo, o amortecimento sMOTION ativo e o ERC – Controle de Rolagem Eletromecânico usando dados do sensor. O sensor atualizado ajuda na otimização do feedback de força em aplicações Steer-By-Wire.
Como a detecção de aceleração do Sensor de Chassi Inteligente também captura a frequência de estímulos contínuos da superfície da estrada, esses dados podem ser usados para permitir o cancelamento de ruído ativo, gerando anti-som por meio de vários alto-falantes dentro do veículo.
Construção
Assim como seu antecessor, o novo Sensor de Chassi Inteligente está integrado a uma junta esférica. Essa configuração permite medir com precisão o movimento relativo entre a roda e a carroceria do veículo por meio dos pinos esféricos.
A ZF conseguiu isso ao integrar a eletrônica de medição diretamente no pivô, oferecendo o Sensor de Chassi Inteligente como um componente integrado a ele.
Ao integrar o acelerômetro ao Sensor de Chassi Inteligente o número de sensores pode ser reduzido, diminuindo custos e simplificando a montagem para montadoras.
The post ZF revela a próxima geração de sensor inteligente de chassi appeared first on Revista O Mecânico.
ZF revela a próxima geração de sensor inteligente de chassi Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário