domingo, 20 de julho de 2025

Financiamento de veículos recua 0,7% no primeiro semestre e setor mantém ritmo lento

 

As vendas de veículos financiados no Brasil totalizaram 3,4 milhões de unidades no primeiro semestre de 2025, segundo levantamento da B3. O número, que abrange automóveis leves, veículos pesados e motocicletas, representa uma queda de 0,7% em relação ao mesmo período de 2024, o que equivale a 24 mil unidades a menos.

O resultado confirma o ritmo de estagnação observado desde o início do ano, pressionado por juros altos e um cenário macroeconômico mais restritivo. Entre os segmentos, os automóveis leves concentraram a maior queda, com retração de 2,6%. O mercado de veículos pesados também recuou, com queda de 4,6% nos financiamentos.

 

 

Em movimento oposto, o financiamento de motocicletas avançou 4,4% no semestre, impulsionado pelo desempenho positivo da indústria, que alcançou 1 milhão de unidades produzidas no período, segundo dados da Abraciclo.

De acordo com Daniel Takatohi, superintendente de Produtos de Financiamento da B3, o setor ainda enfrenta dificuldades para ganhar tração. “Os resultados mostram que, diante de um cenário macroeconômico mais adverso, o mercado de financiamento de veículos continua enfrentando dificuldades para retomar o ritmo de crescimento e alcançar os níveis observados no ano anterior”, afirma. Ele também chama atenção para a queda mais expressiva entre os automóveis e comerciais leves usados.

 

 

Financiamentos recuam 7% em junho

 

Na comparação mensal, o mercado também mostra sinal de enfraquecimento. Em junho de 2025, o total de financiamentos de veículos caiu 7% em relação a maio. O maior recuo foi registrado entre as motocicletas, com redução de 6,1%. Os automóveis leves também tiveram retração, de 4,7%. O único avanço no período veio do segmento de veículos pesados, que cresceu 5,8% no mês.

 

The post Financiamento de veículos recua 0,7% no primeiro semestre e setor mantém ritmo lento appeared first on Revista O Mecânico.


Financiamento de veículos recua 0,7% no primeiro semestre e setor mantém ritmo lento Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário