O BMW Group está inaugurando uma nova era de condução puramente elétrica, com início da produção em série previsto para o final de 2025. A bateria de alta voltagem é um componente-chave em qualquer veículo elétrico.
Antes que a produção em grande escala possa começar, os processos de fabricação precisam ser desenvolvidos e baterias pré-série submetidas a testes. Isso ocorre nas plantas-piloto de baterias de alta voltagem do BMW Group em Parsdorf e Hallbergmoos, bem como no Centro de Pesquisa e Inovação (FIZ) em Munique.
Para produzir baterias de alta voltagem da sexta geração do BMW eDrive (Gen6), a empresa está estabelecendo cinco locais de montagem em três continentes: Irlbach-Straßkirchen (Baixa Baviera), Debrecen (Hungria), Shenyang (China), San Luis Potosí (México) e Woodruff (EUA).
Abordagem de qualidade consistente em zero defeitos
Para a bateria de alta voltagem da Gen6, desenvolvida internamente, o BMW Group está implementando processos de produção inteligentes e atualizados.
“Para a produção de nossas baterias de alta voltagem, estamos adotando uma abordagem consistente de zero defeitos”, explica Markus Fallböhmer, head de Produção de Baterias da BMW AG. “Inspeções de qualidade altamente inteligentes, apoiadas por IA, são integradas ao processo de produção para nos ajudar a alcançar esse objetivo”, completa.
Nas carrocerias da Neue Klasse, a bateria de alta voltagem atua como um componente estrutural (“pack to open body”). As novas células cilíndricas redondas são integradas diretamente à bateria de alta voltagem (“cell to pack”).
Com seus processos de produção, as plantas-piloto e de produção em série do BMW Group estão definindo novos padrões na indústria para a fabricação de baterias. Exemplos disso incluem, além da abordagem de zero defeitos, o uso de gêmeos digitais de produção para tarefas como o treinamento de colaboradores, bem como a utilização de bancos de dados de IA ampliados para otimizar a logística de suprimentos e produção. Todas as etapas da produção são monitoradas continuamente com armazenamento abrangente de dados, possibilitando estabilidade máxima no processo e otimização contínua com base em dados.
Plantas-piloto de Parsdorf, Hallbergmoos e Munique (FIZ)
A maior planta-piloto para baterias de alta voltagem Gen6 está localizada em Parsdorf, onde mais de 350 funcionários vêm construindo os primeiros protótipos desde 2023. Desde meados de 2024, algumas das baterias produzidas lá já estão sendo entregues à fábrica de veículos em Debrecen, Hungria, onde são instaladas em veículos de teste da Neue Klasse.
Uma planta de pré-série de baterias de alta voltagem também está localizada perto do Aeroporto de Munique. Desde o verão de 2024, o local em Hallbergmoos vem desenvolvendo tecnologias de fabricação para montagem de baterias de alta voltagem. Cerca de 200 colaboradores trabalham nesta fábrica de baterias em pequena escala. O local em Hallbergmoos serve como modelo para a produção em série na planta de Woodruff, próxima a Spartanburg, na Carolina do Sul, EUA.
No Centro de Pesquisa e Inovação (FIZ) em Munique, outros 200 funcionários estão fabricando e testando protótipos e variantes menores de módulos da bateria de alta voltagem. Vários andares do recém-inaugurado Centro de E-drive e Acústica Aeroespacial (AEZ) são dedicados a esse trabalho.
Cinco plantas de baterias em menos de dois anos
Os sistemas e processos desenvolvidos nas plantas-piloto da Baviera serão implementados nas fábricas de produção em série ao redor do mundo. Em menos de dois anos, a produção em série será iniciada em cinco locais em três continentes.
Em linha com o princípio “local-for-local”, o BMW Group posicionou seus locais de montagem da bateria de alta voltagem Gen6 o mais próximo possível das fábricas de veículos.
A produção em série do BMW iX3, o primeiro modelo da Neue Klasse, começará na planta de Debrecen no final deste ano, juntamente com a fabricação da bateria de alta voltagem no mesmo local. O lançamento em Debrecen será seguido pelas plantas de montagem de baterias em Shenyang, Irlbach-Straßkirchen, Woodruff e San Luis Potosí.
Como a BMW fabrica baterias de alta voltagem Gen6
O BMW Group adquire células de bateria para suas baterias de alta voltagem de fabricantes, que produzem as células de acordo com as especificações da empresa.
Após o recebimento, são realizadas medições adicionais, como verificações de voltagem. Em seguida, ocorre o agrupamento das células, onde as células da bateria são conectadas a sistemas de resfriamento. Esta etapa assegura o isolamento e o resfriamento ideais das células.
Os agrupamentos de células e o sistema de contato das células são então limpos a laser e soldados. A inspeção em linha monitora continuamente cada solda em tempo real.
Há um processo de aplicação de espuma realizado em seguida, garantindo que todos os elementos estejam protegidos como uma unidade mecânica. A espuma tem a função de promover a segurança, estabilidade e durabilidade da bateria de alta voltagem.
Em seguida, o invólucro é fechado, vedado e rebitado. Na etapa final de montagem, a Unidade Central de Controle, o “Energy Master”, é instalada na bateria. Um adesivo selante elástico permanente é aplicado para garantir uma vedação confiável.
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