quarta-feira, 16 de julho de 2025

Centro técnico da Cummins Brasil conquista certificação ISO 17025

LATC é o primeiro entre as unidades da empresa no mundo a ser reconhecido pelo VCA como aderente à ISO 17025

O Latin America Technical Center (LATC), centro técnico da Cummins Brasil, localizado em Guarulhos (SP), acaba de renovar as certificações internacionais R49.06, R85.05 e R24.05 junto à agência VCA UK (Vehicle Certification Agency), no Reino Unido.

Essenciais para o desenvolvimento, certificação e auditoria de motores, veículos e sistemas de pós-tratamento, essas certificações garantem a conformidade com legislações EURO III a VI, permitindo à Cummins Brasil atuar em países que seguem esse marco regulatório.

A renovação das certificações foi resultado de uma auditoria iniciada em 2023, que avaliou processos, metodologias, qualificação da equipe e infraestrutura do laboratório. “Entre os pontos de destaque está a capacidade do LATC de realizar testes com o sistema RDE MEMS (Real Drive Emissions – Mobile Emissions Measurement System), utilizando três equipamentos de última geração, dois deles recém-adquiridos, com investimento superior a 1 milhão de euros por unidade”, diz Raphael Lomonaco, líder do LATC.

ISO 17025

Durante o processo, o LATC foi reconhecido pelo VCA como aderente à norma ISO 17025, tornando-se o primeiro centro técnico da Cummins no mundo a alcançar esse reconhecimento em conjunto com o órgão britânico. O LATC também cumpre a norma ISO 17034, voltada à produção de materiais de referência.

Essa conquista foi viabilizada por um investimento adicional de cerca de R$ 500 mil em adequações técnicas e operacionais. As melhorias incluíram a importação de gases especiais e componentes de alta precisão (indispensáveis para a calibração de equipamentos de medição segundo padrões internacionais), além da implementação de rotinas específicas de manutenção, calibração e validação de mais de 100 novos procedimentos operacionais.

Com a aderência à ISO 17025, o laboratório passou a operar com padrões internacionais de qualidade em ensaios de emissões, sendo capaz de emitir relatórios com rastreabilidade completa, controle estatístico das incertezas e confiabilidade validada para legislações. Isso fortalece as relações institucionais com agências certificadoras como CETESB, o próprio VCA, IMT e IDIADA, além de permitir que a Cummins ofereça um processo de homologação mais robusto, transparente e alinhado às expectativas de seus clientes e parceiros.

Avanço rumo à certificação EPA e CARB

Além de sua atuação com legislações europeias e nacionais (como o CONAMA/PROCONVE), o LATC está em fase final de preparação para se tornar o primeiro laboratório da América do Sul habilitado a conduzir testes sob as legislações EPA e CARB, válidas para os Estados Unidos e Canadá.

Uma das salas de teste já está em processo de validação para esses mercados, com conclusão prevista para julho. O investimento específico para essa adequação gira em torno de US$ 450 mil, e os dados de emissões estão sendo preparados para envio aos órgãos reguladores. Essa conquista permitirá à Cummins Brasil desenvolver, testar e auditar motores e sistemas de pós-tratamento conforme os padrões mais exigentes do mundo.

The post Centro técnico da Cummins Brasil conquista certificação ISO 17025 appeared first on Revista O Mecânico.


Centro técnico da Cummins Brasil conquista certificação ISO 17025 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário