segunda-feira, 14 de julho de 2025

Pirelli apresenta primeiro pneu de produção com 70% materiais sustentáveis

O P Zero desenvolvido para a JLR será fabricado com materiais como sílica derivada de casca de arroz, aço reciclado e borracha natural certificada pelo FSC

A Pirelli lançou o primeiro pneu de produção em série para o mercado global feito com mais de 70% de materiais de base biológica e reciclados, incluindo borracha natural com certificação FSC™ (Forest Stewardship Council™).

Desenvolvido em uma versão específica para a JLR, o novo pneu é um Pirelli P Zero e estará disponível inicialmente em opções selecionadas de rodas aro 22 para o Range Rover, fazendo parte do objetivo da JLR de lançar pneus mais sustentáveis em seus veículos de luxo.

O pneu apresentará a marca FSC™ juntamente com o logotipo característico que identifica os pneus Pirelli fabricados com mais de 50% de materiais de base biológica e reciclados, conforme verificado pelo órgão de certificação independente Bureau Veritas.

O desenvolvimento do novo P Zero inclui:
Aço reciclado, proveniente parcialmente da fusão de sucata metálica em vez de matérias-primas virgens, mantendo as propriedades mecânicas do aço virgem.

Sílica derivada de casca de arroz, obtida a partir de resíduos do processamento de arroz, utilizada em compostos da banda de rodagem para garantir alta performance em piso molhado.

Reaproveitamento de negro de fumo, produzido por meio de óleo de pirólise obtido de pneus em fim de vida útil.
Polímeros biocirculares, fabricados com monômeros derivados de óleo de cozinha usado ou óleo de pirólise, substituindo os polímeros de origem fóssil.

Bio-resinas, plastificantes à base de plantas que ajudam a otimizar o equilíbrio entre performance em piso seco e molhado.

The post Pirelli apresenta primeiro pneu de produção com 70% materiais sustentáveis appeared first on Revista O Mecânico.


Pirelli apresenta primeiro pneu de produção com 70% materiais sustentáveis Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário