terça-feira, 15 de julho de 2025

Análise dos sinais elétricos do sistema ARLA – Motor 2.0 Multijet

Funcionamento do motor pode ser afetado por defeitos no sistema

 

 

O sistema ARLA serve para reduzir a emissão de poluentes dos motores diesel, especialmente os óxidos de nitrogênio (NOx), transformando esses elementos em substâncias como nitrogênio e água. Dessa forma, para ajudar a diagnosticar o funcionamento desse sistema, a revista O Mecânico mostra a análise dos sinais elétricos do conjunto ARLA para o motor 2.0 Multijet.

Usado no grupo Stellantis desde 2016 até 2024, esse propulsor diesel tem quatro cilindros e turbocompressor, entregando 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Ele foi utilizado em diversos veículos, como Jeep Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro.

O primeiro sinal a ser analisado é o do injetor de ARLA, utilizando scanner e comparando os valores de tensão e corrente elétrica do componente, conforme imagem de referência.

 

 

Outro sinal a ser analisado é o de sensor de nível do sistema ARLA, comparando o formato de onda do veículo testado com o de referência.

 

 

Por fim, é possível verificar o formato de onda do sinal do sensor de pressão do conjunto ARLA, fazendo uma comparação com os valores padrões.

 

 

Mecânico Pro

 

The post Análise dos sinais elétricos do sistema ARLA – Motor 2.0 Multijet appeared first on Revista O Mecânico.


Análise dos sinais elétricos do sistema ARLA – Motor 2.0 Multijet Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário