quinta-feira, 10 de julho de 2025

Como diagnosticar o variador de fase – Motor Nissan HR16DE

Componente auxilia no desempenho e consumo de combustível

 

 

O sistema de variação de fase permite que o motor tenha mais torque em baixas rotações e mais potência em altos regimes. Dessa forma, o funcionamento desse sistema pode interferir no comportamento do motor e, pensando nisso, a revista O Mecânico mostra como diagnosticar o atuador do sistema de variação de fase do motor HR16DE da Nissan.

Esse propulsor é aspirado e tem quatro cilindros com 1.6 litro, atualmente entregando 113 cv de potência máxima e 15,2 kgfm de torque. Ele equipou modelos como o Nissan Kicks, Versa, March e outros. O procedimento e valores apresentados são válidos para os veículos com esse motor e a central ME 17.9.57.

Para começar o diagnóstico, o primeiro passo é verificar a condição do componente e se existem danos no corpo. Depois, é preciso medir a resistência elétrica entre os pinos 1 e 2, que em 80 °C deve ficar próximo de 8 Ω.

 

 

 

Depois, com osciloscópio, verifique o comportamento do sinal e do formato de onda do componente, comparando o veículo em teste com o sinal padrão da imagem abaixo.

 

 

Mecânico Pro

 

The post Como diagnosticar o variador de fase – Motor Nissan HR16DE appeared first on Revista O Mecânico.


Como diagnosticar o variador de fase – Motor Nissan HR16DE Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário