CRM é sigla para Customer Relationship Management. Em português:Gestão de Relacionamento com o Cliente. Um CRM, em vendas, é um software que representa processos, estratégias e ações que visam prospecção, nutrição e qualificação. A missão é clara: vender mais e melhor.
A transformação digital deixou – há muito tempo – de ser um luxo e tornou-se uma necessidade para as empresas (de qualquer porte). O poder de barganha está, hoje, com o cliente. Portanto, destacar-se no meio de tanta concorrência é uma tarefa importantíssima.
Neste contexto, fazer uso de um CRM de vendas é algo extremamente estratégico. Ele permite às empresas a organização do seu processo de vendas, ao mesmo tempo em que reduz os custos da operação.
Sabe como isso é possível?
Confira neste post a partir de agora.
Boa leitura!
O que é CRM de vendas e qual o benefícios para as empresas?
Antes de abordarmos os benefícios, precisamos esclarecer um pouco mais sobre o que é CRM de vendas. A sigla, você já sabe o que é. Mas, de maneira geral, trata-se de um sistema de vendas que engloba:
- ações;
- análises;
- estratégias;
- gestão;
- políticas.
Tudo isso está voltado para dar propiciar organização maior no processo de vendas. Em tornar todas as etapas mais assertivas, deixando a rotina de vendas mais e mais produtiva.
O foco no cliente é, sem medo de errar, um dos principais ganhos que o CRM traz para empresas de qualquer segmento e porte.
Até porque, convenhamos: você pode contar nos dedos de uma só mão os segmentos que não precisam de um relacionamento duradouro e positivo com seus clientes, desde o momento da prospecção até a pós-venda.
Clichês à parte, você sabe muito bem que o relacionamento é a chave do negócio. Que é decisivo para que um cliente opte pela sua empresa – e não pela concorrência.
Por isso, o zelo com seus prospect é indispensável: você precisa gerar valor para ele desde o primeiro contato – e seguir sempre fazendo isso. Afinal, você deseja fidelizá-lo e torná-lo um evangelizador da sua marca, não é mesmo?
Um CRM ajuda você a tornar a experiência e o sucesso do cliente cada vez melhores. E, se isso ocorrer, você gastará menos para adquirir clientes (o famoso CAC) e o seu ciclo de vendas será proporcionalmente menor.
E o que isso significa? Vender mais e melhor, ao mesmo tempo em que reduz custos com a operação de vendas, ora!
CRM na prática: como de fato ele ajuda as empresas?
Como dissemos, o CRM ajuda você em todos as etapas do seu processo – e não limita sua empresa na criação de funis. Você pode e deve ter liberdade para criar quantos forem necessários.
Com o software, por exemplo, você usa tags e sabe precisamente de onde vem todos os seus clientes. Logo, conhecerá quais os seus melhores canais de aquisição – e poderá focar esforços e recursos neles, eliminando os que não trazem bons resultados.
Para isso, aproveite as integrações com diversas plataformas de automação de marketing. Assim, você aplica suas estratégias para captação de clientes, nutre os leads gerados e deixa-os pronto para o time de pré-vendas agir.
O seu time de SDR, por sua vez, com todo histórico de interação com o cliente, já sabe que tipo de abordagem realizar. É o momento, também, para aprofundamento: entender as dores que ele possui e, de forma didática e consultiva, mostrar como o produto ou serviço vendido ajudará a saná-las.
Com telefonia voIP integrada, a equipe consegue ligar de qualquer lugar que estiver e ainda ouvir suas ligações com os clientes. Afinal, elas ficam gravadas e salvas dentro de cada oportunidade. Isso contribui para aprimorar cada vez mais a abordagem, aumentando (e muito!) o poder de persuasão.
E com templates de email configurados, combinados com ações automáticas no seu CRM, você torna qualquer conexão muito mais ágil – como o momento de, por exemplo, realizar o follow up.
Acelere o fechamento de suas vendas
Os vendedores ao negociarem contam com recursos que tornam o fechamento das vendas muito mais rápido. Um dos que mais ajudam na missão é o template de propostas e contratos.
Esqueça a tarefa robótica e maçante de copiar e colar dados do cliente em documentos do Word, enviar pelo correio um contrato e esperar o retorno do mesmo.
Pelo CRM, você com envia, com um clique, suas propostas e contrato. E também com um clique, recebe o “sim” do cliente. Tudo isso graças à assinatura eletrônica de documentos.
Além disso, consegue monitorar se o email com o documento enviado foi aberto, bem como se a sua proposta foi visualizada pelo prospect. Aqui, novamente vemos outro recurso que ajuda na realização do follow up.
Como sair de planilha e migrar para um CRM?
Fazer a transformação digital em vendas na sua empresa nem sempre é uma missão fácil – mas é algo extremamente necessário e urgente.
Por isso, comece:
- Mapeando os problemas que sua empresa possui para relacionar, vender e reter clientes;
- Indo atrás de informação. Procure conhecer mais sobre o que é CRM e como ele ajuda as empresas a obterem resultados melhores;
- Consuma cases de sucesso de empresas que, independente do segmento, consertaram falhas e cresceram com a tecnologia. Afinal, as dores são parecidas;
- Depois, procure por CRMs que façam sentido e que de fato ajudem você;
- Teste os sistemas escolhidos e analise se, durante o período de teste, a empresa teve preocupação em entregar bons conteúdos educacionais à você;
- Consuma os conteúdos que o ajudarão a entender melhor como funciona o CRM na prática;
- Esclareça todas as dúvidas quando você estiver em contato com um consultor de vendas;
- Certifique-se que a plataforma permite criar múltiplos funis, tem ações automáticas e que há integrações com outras ferramentas que você usa;
- Escolha uma empresa com uma área de customer success proativa e preocupada com seu sucesso enquanto cliente;
- Opte por um sistema que seja brasileiro, com suporte em cobrança também nacionais (e escape da flutuação cambial).
Obrigado por ler até aqui!
*Este guest post foi escrito pelo CRM PipeRun
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