quarta-feira, 29 de abril de 2020

Goodyear orienta como cuidar dos pneus nos caminhões

Pneu caminhão Goodyear

Goodyear reforça os cuidados necessários com os pneus dos caminhões e dá dicas para aumentar a sua autonomia nos veículos pesados

 

Com a importância dos caminhões ficando maior a cada dia para manter o abastecimento em todo o País diante da pandemia do coronavírus, a Goodyear dá algumas dicas que contribuem para uma performance otimizada e uma viagem sem contra-tempos.

Escolhendo o pneu certo

A primeira orientação é escolher um modelo de pneu desenhado para o tipo de serviço que o caminhão irá desempenhar: rodoviários, regional, regional severo, urbano, misto e severo. Também é fundamental fazer o rodízio dos pneus, em média, a cada 10.000 km – verifique sempre o prazo recomendado no manual do veículo. Por isso, fique atento a desgastes irregulares e diferenças de profundidade de borracha que podem ocorrer entre os eixos.

Quais são os danos de pressão baixa em um pneu?

A pressão de inflação dos pneus interfere diretamente na segurança, durabilidade, dirigibilidade do veículo e no consumo de combustível. Se houver um desgaste acelerado do pneu, ocorrerá um menor número possível de recapagens. A indicação é manter o pneu calibrado conforme recomendação de pressão disponível no manual do veículo, respeitando o peso da carga transportada. Claro, sempre verificando a pressão do pneu frio.

Quais são as causas mais comuns de pressão baixa no pneu?

As principais causas para a baixa pressão são vazamentos nas válvulas dos pneus, muitas vezes ocasionados pela não utilização de tampas de vedação, bloqueio e/ou sujeiras nos bicos e ainda pelo excesso de uso. É importante também ficar atento à montagem dos pneus, que pode ocasionar vazamentos entre o talão do pneu e a roda.

O que é fazer sangria em um pneu?

A “sangria” dos pneus ocorre quando eles estão quentes e o motorista retira parte de sua pressão. Contudo, isso não é recomendado e ocasiona diversos danos ao pneu.

Quais são os danos de pressão alta em um pneu?

A alta pressão no pneu também resulta em instabilidade na dirigibilidade do veículo e desgaste irregular, reduzindo sua vida útil.

Quais são as causas mais comuns de pressão alta no pneu?

Geralmente, ao carregar o veículo com peso, os motoristas verificam a pressão e calibram os pneus para que possam suportar a carga transportada. Após o descarregamento da carga, é comum que a pressão não seja verificada novamente em virtude do aquecimento gerado nos pneus pelo deslocamento do veículo. Com o veículo sem carga, a alta pressão começa a impactar nos pneus. É preciso observar a capacidade máxima de peso por pneu, como também respeitar os limites de pressão descritos em seu costado (lateral do pneu).

Como manter a pressão correta do pneu?

A principal recomendação é verificar a pressão dos pneus com frequência (no menor intervalo possível), sempre calibrá-los antes da utilização e ainda frios. E sempre respeite as recomendações de pressão que estão no manual do veículo.

O post Goodyear orienta como cuidar dos pneus nos caminhões apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Goodyear orienta como cuidar dos pneus nos caminhões Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário