sexta-feira, 24 de abril de 2020

Descubra o que faz um investigador da polícia civil

Possui interesse pelo cargo de investigador? Saiba quais são as funções e o que é necessário para ingressar atuar na polícia civil

O investigador é um dos profissionais que atuam na polícia civil e, portanto, é um cargo do setor público com ingresso por meio de concurso.

Seu trabalho consiste em apurar e reunir os fatos que envolvem um crime com o objetivo de encontrar o responsável ou responsáveis.

O que faz um investigador da polícia civil?

Assim que as investigações sobre um crime começam, o investigador passa a buscar provas e indícios que indiquem quem foi o autor do ato, assim como pessoas relacionadas a ele.

Dentre suas principais funções, estão:

  • Identificar, localizar e interrogar suspeitos
  • Coletar
  • Elaborar relatórios de investigação
  • Cumprir mandados judiciais e efetuar prisões
  • Escoltar presos
  • Manter a segurança de locais em investigação
  • Conduzir viaturas policiais
  • Conservar e manusear armas de fogo
  • Portar arma de fogo

Como se tornar um investigador da polícia civil?

Para ingressar em qualquer cargo da polícia civil é necessário prestar concurso público e atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter idade superior a 18 anos
  • Ser brasileiro
  • Não possuir antecedentes criminais
  • Estar em dia com os compromissos eleitorais
  • Estar em dia com obrigações militares
  • Ter carteira de habilitação a partir da categoria B

O cargo de investigador exige, além das recomendações citadas acima, que o candidato tenha um curso superior completo em qualquer área do conhecimento. 

Cada edital possui suas exigências específicas, então é preciso atentar-se às exigências do concurso de seu estado, pois os pré-requisitos acima podem sofrer variações. Assim que lançados, os editais são publicados no Diário Oficial do Estado, portanto, fique atento.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, o concurso para as carreiras policiais civis possuem três etapas: prova preambular, prova escrita e prova oral.

A prova preambular é formada por questões objetivas com conteúdos relacionados a língua portuguesa, atualidades, noções de informática, noções de lógica, noções de criminologia e noções de direito. Já a prova escrita possui poucas questões, mas todas dissertativas. Os mesmos conhecimentos são exigidos nas três provas.

Se aprovado, o candidato é nomeado e deve frequentar o curso de formação da Academia de Polícia Civil após passar por exames psicotécnicos e perícia médica.

O curso dura alguns meses e prepara o profissional para atuar em sua área, assim como atender os interesses sociais e defender os direitos humanos. No caso do investigador, há aulas sobre investigação criminal, defesa pessoal, armamento e tiro, ética policial e criminalística, por exemplo. Também é necessário ser aprovado ao final do curso.

Quanto ganha um investigador da polícia civil?

No Estado de São Paulo, o salário médio de um investigador da polícia civil chega a R$ 5.583,00, de acordo com o Glassdoor. No entanto, esse valor pode variar em cada estado.

Qual graduação fazer para se tornar um investigador?

Como dito anteriormente, o diploma em qualquer graduação seja ela dos graus bacharelado, tecnológico ou licenciatura em modalidades presencial ou a distância, podem ser aceitas para concorrer ao cargo de investigador da polícia civil.

Mas, afinal, quais cursos são recomendados para essa profissão?

Como a prova contém questões relacionadas ao Direito e cargos como delegado exigem formação nesse curso, ele também pode ser uma opção para os interessados em ingressar na área. Mas, além dele, outras graduações também abordam conteúdos relacionados ao cargo de investigador. Confira:

Direito

O curso é oferecido no grau de bacharelado e apenas na modalidade presencial. Contêm disciplinas focadas no funcionamento, aplicação e cumprimento das leis do país. As atividades complementares, o estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) são necessários para a retirada do diploma.

Psicologia

A graduação é oferecida no grau bacharelado e nas modalidades presencial e a distância e também tem duração média de cinco anos. No curso de Psicologia, estuda-se a mente e o comportamento humano. Uma das áreas de atuação dessa profissão é a criminal, na qual o objetivo é compreender as causas por trás de um crime. O estágio, as atividades complementares e o TCC são necessários para a conclusão do curso.

Segurança Pública

O curso de Segurança Pública pode ser encontrado no grau tecnológico ou bacharelado e nas modalidades presencial e a distância. Com duração de até quatro anos, o curso capacita profissionais para atuar em conflitos e, para isso, aborda conteúdos sobre direitos humanos, ciência política legislação e defesa civil. O estágio, o TCC e as atividades complementares podem variar de acordo com a instituição.

Onde encontrar cursos para se tornar um investigador?

Para que o diploma seja válido em todo o território nacional, é fundamental que o curso seja autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, que sua qualidade seja comprovada por meio de avaliação do órgão.

Veja abaixo algumas opções de faculdades que oferecem cursos para se tornar um investigador com autorização e reconhecimento do MEC:

Leia também:
Polícia Civil: profissão e mercado de trabalho

Preparado para se tornar um investigador? Deixe um comentário abaixo!

Compartilhar

Descubra o que faz um investigador da polícia civil Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário