O engenheiro cartográfico, mais comumente conhecido como engenheiro cartógrafo, tem um mercado de trabalho amplo em áreas de atuação. Aqui neste texto, você vai saber quanto ganha um engenheiro cartográfico, qual a média salarial, entender o seu campo de atuação e conhecer melhor esse ramo da Engenharia.
O que é Engenharia Cartográfica?
Para se tornar um engenheiro cartógrafo, o profissional deve ter se formado bacharel em Engenharia Cartográfica. Esta é uma área da Engenharia que tem seu foco as pesquisas voltadas para obter dados geográficos que serão analisados e transformados em mapeamento que representam esses dados, geralmente da superfície terrestre.
O curso de Engenharia Cartográfica visa preparar profissionais com embasamento científico para que estejam preparados teoricamente e tecnicamente para exercer a profissão, principalmente na construção de mapas que estudem alguma área específica.
A graduação vai apresentar as formas mais eficazes de realizar esses mapeamentos, desde a coleta de dados até a representação visual em mapas. A análise dessas informações obtidas também são parte fundamental do curso e da vida do profissional da área.
A cartografia, por mais que seja uma palavra moderna, é um estudo muito antigo, que remete a milhares de anos da história, estando presente na vivência dos povos pré-históricos, passando por gregos e romanos e se modernizando na época das grandes navegações.
E a área seguiu avançando ao longo dos anos. Por isso, hoje os estudantes e engenheiros cartógrafos contam com as mais modernas tecnologias para que estudos geográficos sejam realizados.
O que faz um engenheiro cartográfico?
O profissional da Engenharia Cartográfica pode trabalhar em diversos tipos de atividades e possui uma ampla área de atuação. Costumam trabalhar ao lado de outras áreas de Engenharia, como a Engenharia Civil, que remete à participação na construção civil, e outros campos profissionais, que usam o trabalho do engenheiro cartógrafo como base.
Ele também é responsável pela catalogação e atualização de novas informações topográficas e geográficas. Para isso, trabalha em campo coletando dados atualizados de determinadas áreas e regiões.
A fiscalização de áreas e regiões via satélite também pode fazer parte da área de atuação dos profissionais.
Quanto ganha um engenheiro cartográfico?
Segundo a pesquisa elaborada pelo site Salario.com.br, que usou como base 37 salários da profissão inseridos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de 2020, a média salarial do engenheiro cartógrafo é de R$ 5.536,09 mensais. Tal valor é referente a uma carga horária de trabalho de 42h semanais.
Ainda de acordo com o levantamento do site, o teto salarial chega a R$ 12.193,95 para profissionais de todo o Brasil que possuem carteira assinada em contrato CLT.
Mercado de Trabalho
Como já citado anteriormente, o mercado de trabalho para os o engenheiro cartógrafo é amplo e possibilita a busca por empregos em diversas áreas de atuação. Uma das principais é o trabalho com sensoriamento e geoprocessamento, que usa os dados geográficos para coletar informações.
O trabalho na área rural também é muito requisitado devido à legislação que exige dos proprietários de terras em região do campo a ter registros que delimitam a área de sua propriedade.
O engenheiro cartógrafo pode trabalhar no poder público, como é o caso dos profissionais que atuam em prefeituras municipais ou órgãos federais, e em diversos setores privados. Construtoras e grandes indústrias são as principais responsáveis pelas contratações desse profissional, que participam de projetos da construção civil.
As regiões Sul e Sudeste são onde o engenheiros cartógrafos encontram as principais ofertas profissionais, mas a atuação se espalha também para as outras regiões brasileiras.
O curso de Engenharia Cartográfica
O curso de Engenharia Cartográfica também pode ser oferecido com outras denominações, como Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.
Todas seguem uma base semelhante de disciplinas que fazem parte da formação do profissional. Possui conteúdos que são comuns para as demais Engenharias, como Cálculo I, II, III e IV e Física I, II e III, conteúdos gerais, como Administração, Economia e Legislação, e disciplinas específicas para a área. Entre elas, Cartografia, Desenho Topográfico, Geociência, Geofísica, Sensoriamento Digital e Topografia.
Veja a lista de algumas das universidades que oferecem o curso de Engenharia Cartográfica mais bem avaliadas pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade):
- Instituto Militar de Engenharia (IME) – Rio de Janeiro;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul;
- Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Paraná;
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – São Paulo;
- Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) – Rio de Janeiro;
- Universidade de Uberlândia (UFU) – Minas Gerais.
O curso é um bacharelado e possui a duração média de 5 anos (10 semestres) para a conclusão da graduação.
Outros cursos relacionados à Engenharia Cartográfica
O curso de Engenharia Cartográfica não é muito oferecido no Brasil e não são todas as regiões que possuem o curso acessível em universidades. Por isso, indicamos algumas opções de cursos mais comuns e que os estudantes podem encontrá-los com mais facilidade perto de onde mora.
[Procurando Crescer na Carreira? Encontre uma Faculdade ou Especialização!]
Os cursos a seguir possuem algumas disciplinas comuns à de Engenharia Cartográfica e possuem um campo de atuação semelhante, com alta empregabilidade da mesma maneira.
- Arquitetura e Urbanismo;
- Agronomia;
- Engenharia Agronômica;
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Produção;
- Geografia;
Veja as instituições que contam com os cursos que podem ser encontrados em diversos lugares no país:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
As faculdades acima são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC.
Leia também:
Engenharia Cartográfica – Conheça mais sobre essa profissão
Se interessou pela carreira de engenheiro cartógrafo? Deixe o seu comentário sobre a profissão abaixo.
Descubra quanto ganha um engenheiro cartográfico Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário