quinta-feira, 16 de abril de 2020

O que é gestão da produção e como ela pode auxiliar a sua empresa

Os processos de produção do mundo atualmente ainda são influenciados pelos métodos e modelos do Fordismo e Taylorismo.

Na época, os problemas enfrentados no processo de fabricação faziam que um produto fosse caro, além de causar inúmeros desperdícios, o que acabava limitando o processo de produção de uma empresa. Dentro disso, ainda existiam os funcionários que trabalhavam de forma desordenada e aleatória, o que limitava o aperfeiçoamento técnico de cada operador.

Para enfrentar tais fatos, um empresário chamado Henry Ford desenvolveu um método onde existia uma linha de produção, nela cada funcionário fazia uma pequena parcela do trabalho dentro de um processo de montagem de um produto industrial.

Através desse modelo Ford conseguiu diminuir os problemas que ocorriam em um processo de montagem, melhorou a qualidade do produto final e trouxe dinamismo para a produção, o que acarretou em uma quantidade de produção jamais antes vista.

Além de Ford, outro modelo que surgiu para melhorar os processos de produção foi o de Taylor, onde ele dizia que a qualidade técnica dos trabalhadores deveria ser maior para que assim aumentasse a eficiência da produção.

Com o passar dos anos, a influência de Ford e Taylor ainda permanece nos processos de produção, porém eles foram lapidados e aprimorados. Dentro disso, surgiu a chamada gestão da produção, que mostra-se de extrema importância para o funcionamento eficiente de uma empresa.

Conheça um pouco sobre a gestão da produção e sua importância a seguir.

O que é gestão da produção?

A gestão da produção tem como objetivo organizar os processos de produção de um produto dentro de uma organização de forma a evitar desperdícios e manter a qualidade, tudo isso feito com os recursos disponíveis, como máquinas, trabalhadores, tecnologia, entre outros.

Além disso, cabe a gestão da produção analisar quais recursos estão disponíveis dentro uma empresa e realizar um planejamento detalhado de como cada setor deve realizar suas funções e atividades, de forma a cumprir prazos e evitar quaisquer não conformidades que venham a surgir durante o processo.

Dentro desse contexto, a gestão da produção utiliza recursos físicos e materiais da empresa para extrair matéria-prima, transformar a matéria em produto e por fim vendê-la ao mercado.

Segundo Chiavenato, a gestão da produção é o núcleo de toda atividade empresarial, ou até mesmo a própria finalidade de um negócio. Ele ainda diz que, toda empresa nasce para produzir algo em suas origens – seja um produto ou um serviço-, e com isso garantir o sucesso e retorno do seu trabalho, garantir crescimento e com isso criar condições para o crescimento saudável.

Qual a importância para a sua empresa?

Agora que você já conhece o que é a gestão de produção, provavelmente já percebeu que ela é realmente importante para o seu negócio. Porém, vale enfatizar que ela faz parte de todo o processo de produção desde a extração da matéria-prima até a venda de um produto ou serviço.

gestão da produção

Além disso, a gestão da produção tem como objetivo realizar todo o processo de forma eficiente – onde ela utiliza todos os materiais de forma adequada, gerando um trabalho magnífico e correto-, e eficaz – que significa que ela foca nos fins e realiza todas as atividades voltadas para eles-.

É por esses motivos que a gestão da produção é tão importante para sua empresa, além de outros benefícios que surgem diante da utilização dela.

Como posso implementar na minha empresa?

Para que você consiga implementar a gestão de produção no seu negócio é importante que você conheça alguns conceitos e estudos que existem dentro da área, como por exemplo, os fundamentos, projetos, tipos de operação, planejamentos, entre outros assuntos.

Tudo isso você pode aprender de forma simples, já existe inclusive curso online grátis da gestão da produção, onde você pode aprender quase tudo o que precisa para aplicar à sua empresa.

Vale a pena estudar e implementar para manter o seu negócio sempre no seu estado máximo de produção e qualidade.

O post O que é gestão da produção e como ela pode auxiliar a sua empresa apareceu primeiro em Indústria Hoje.


O que é gestão da produção e como ela pode auxiliar a sua empresa Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário