terça-feira, 14 de abril de 2020

Abílio Responde: lubrificação do Volkswagen Voyage

Um Voyage ano 2012, modelo 2013, quando o motor esquenta, via de regra, a lâmpada do óleo acende. Isso ocorre quando a lenta está entre 900 e 930 rpm. Quando a aceleração aumenta, a lâmpada apaga. Preciso das seguintes ajudas/dicas de vocês: há uma solução para o problema? O acelerador é eletrônico, não possui cabo, há como eu aumentar a aceleração da lenta?

João Carlos Freitas
Carapicuíba/SP

Dependendo da quilometragem desse motor, pode estar contaminado internamente com borra de óleo, com folga excessiva nos mancais ou a válvula de alívio da bomba de óleo pode estar descalibrada. Outra alternativa pode ser a utilização de óleo com baixo índice de viscosidade (IV): ao esquentar perde a viscosidade e a pressão cai muito nas baixas rotações. Na melhor das hipóteses, o sensor de pressão pode estar defeituoso. O melhor a fazer é medir a pressão com o manômetro e comparar com as especificações. Se estiver baixa e o óleo utilizado não é o recomendado pela VW, trocar e medir de novo. Se continuar baixa, será necessário abrir o motor para averiguações. Não é possível alterar a rotação de marcha lenta.


A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: faleconosco@omecanico.com.br

O post Abílio Responde: lubrificação do Volkswagen Voyage apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Abílio Responde: lubrificação do Volkswagen Voyage Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário