Moura explica como proceder se desconectar ou não a bateria do carro e os sinais de que ela está no fim da vida útil
Com o isolamento social exigido para lidar com a pandemia do novo coronavírus, muitos carros estão parados na garagem. E assim devem permanecer por algum tempo. Para auxiliar os brasileiros, a Moura lista as principais recomendações para cuidar das baterias dos veículos que ficarão parados.
Desconectar ou não?
Segundo a empresa, mesmo que o veículo fique desligado, o fato de a bateria estar conectada faz com que ela seja utilizada. Com isso, ela poderá ser descarregada. Contudo, a bateria automotiva também possui uma característica chamada Descarga Espontânea, ou seja, mesmo que não esteja conectada ao veículo (por meio do cabo negativo), ela naturalmente perde poder de partida com o tempo.
Nas baterias novas, esse processo de descarga espontânea é mais devagar. A Moura explica que, dependendo de quão nova ela for, é capaz de ficar de 10 a 30 dias sem a necessidade de dar partida no veículo, com o cabo negativo desconectado.
Para evitar problemas, a recomendação é que o carro seja ligado por um período de 15 a 30 minutos, repetindo o processo ao menos uma vez por semana. Se o cabo negativo ficar conectado, a orientação é dar a partida no veículo em intervalos menores.
Sendo assim, o melhor cenário para o carro que irá permanecer muito tempo parado é manter o cabo negativo da bateria desconectado. Porém, verifique antes as instruções do fabricante do veículo sobre os impactos provocados por essa operação, como perda das memórias do carro (programação do rádio, relógio e parâmetros de velocidade controlada, por exemplo). Não se esqueça também que isso irá desativar o alarme.
Se não for possível retirar o cabo negativo, a Moura recomenda deixar o carro sem exposição ao sol: “quanto menos exposto ao sol o veículo se encontrar, menor é a velocidade de reação de descarga da bateria”.
Sinais de que a bateria está no fim da vida útil
Alguns indicativos de que a bateria chegou ou está próxima do fim de sua vida útil inclui o motor de partida não arrancar, de modo que, ao girar a chave, você ouvirá apenas sons de “clicks”. Outro indício são os pistões do motor girarem devagar, fazendo com que o motor demore a pegar com uma certa “lentidão” em seu acionamento.
Fique atento também se a bateria possui um indicador de carga na parte superior. Se o indicador estiver verde, significa que a bateria está boa para uso. Se estiver preto, pode significar que a bateria já está no final de vida ou pode ser que ela esteja apenas descarregada.
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