A pandemia do coronavírus mudou a realidade do mundo. No contexto empresarial e do mercado de trabalho, as empresas precisaram se adaptar à nova realidade para conciliar a preservação da saúde dos funcionários, mas, ao mesmo tempo, a sustentabilidade dos negócios.
No entanto, aqueles serviços considerados essenciais seguiram em pleno funcionamento desde o início da pandemia, adaptando-se a algumas regras para garantir sua sobrevivência da indústria.
Assim, para uma gestão de equipe industrial eficaz, medidas de segurança foram adotadas, como a redução de jornada, fim das aglomerações e intensificação do uso de equipamentos de proteção e etiqueta higiênica.
Para ajudar a sua empresa a reforçar os cuidados durante a pandemia na indústria, o Tangerino – controle de ponto digital, preparou dicas fundamentais para reduzir o risco de contaminação, incluindo o uso da tecnologia para a gestão da jornada de trabalho. Confira!
Os serviços essenciais: trabalho presencial e home office
De acordo com o Decreto Federal 10.282/2020, diversos serviços e setores industriais são considerados essenciais e não tiveram suas atividades suspensas desde o começo da pandemia, em março. Dentre eles:
- indústrias de geração de energia;
- telecomunicações;
- alimentos e bebidas;
- produtos médicos e hospitalares;
- produtos farmacêuticos;
- materiais de higiene e limpeza, entre outros.
Além disso, o decreto também considerou como sendo essenciais algumas atividades acessórias e complementares, que participam do processo como suporte, além da disponibilização de insumos fundamentais para o fluxo da cadeia produtiva das indústrias consideradas essenciais.
Como exemplo estão as indústrias de embalagens, de química, o setor de transportes de cargas e oficinas e as borracharias.
Em meio a esses setores, algumas empresas tiveram condições de adotar o home office, principalmente para os colaboradores que desempenham atividades administrativas e que podem ser realizadas à distância.
Outros setores, como aqueles voltados para a pesquisa em laboratório e a produção no chão de fábrica, precisaram se adaptar às regras impostas pelas autoridades de saúde e pelo governo e seguiram trabalhando presencialmente.
No próximo tópico você verá algumas dicas de medidas de proteção e de higiene básicas para que a gestão de equipe industrial ocorra da melhor maneira possível, dentro das regras, e a atuação presencial desses colaboradores se dê de maneira segura, visando a redução ao máximo do risco de contágio pelo coronavírus.
Gestão de equipes industriais: medidas de proteção necessárias no contexto da pandemia
Os cuidados por parte da gestão de equipe industrial com a higiene dos funcionários e do ambiente de trabalho, no contexto da pandemia, reduzem as chances de contaminação pelo vírus e garantem mais segurança para quem está trabalhando presencialmente.
Abaixo, são apresentadas quatro dicas que devem ser adotadas pela empresa e que são consideradas verdadeiros investimentos para evitar que haja a dispensa de funcionários infectados. Veja:
1. Aferição de temperatura
A conferência da temperatura deve ser uma prática adotada pela empresa, uma vez que a febre é um dos sintomas da Covid-19.
A febre baixa é aquela de 37,8 a 38 °C, já a moderada chega até os 39º, enquanto a alta é superior a 39º.
A empresa pode realizar a aferição da temperatura de duas maneiras. A primeira é por meio do termômetro infravermelho. Ele deve estar sob a posse de um funcionário treinado, que ficará na entrada da empresa conferindo a temperatura de todos os que entrarem.
Outra possibilidade mais interessante para empresas de pequeno porte, com menos funcionários é o fornecimento de termômetro digital a cada funcionário. Assim, ele deve ser orientado a conferir diariamente a sua temperatura e registrar em uma planilha.
Em caso de um colaborador que apresente temperatura a partir de 37,8ºC o mesmo deve ser direcionado para casa para ficar em repouso, monitorando a evolução da febre, ou procurar um médico imediatamente.
2. Cuidados com as pessoas do grupo de risco
O chamado grupo de risco é composto por aquelas pessoas com idade acima de 60 anos ou que possuem alguma doença preexistente ou crônica, por exemplo, diabetes ou pressão-alta.
Para esses funcionários é imprescindível que a empresa se organize para que eles consigam atuar em home office, o que já vem sendo feito desde o início da pandemia.
Outra possibilidade, prevista em lei, é contar também com a suspensão temporária do contrato de trabalho desse público, conforme autorizado pela MP 936/2020, conhecida como Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, e que foi convertida na Lei nº 14.020/2020.
Cabe à empresa avaliar, de forma estratégica e no contexto da sustentabilidade das finanças, a necessidade de aplicar a suspensão temporária do contrato de trabalho ou o recurso do home office.
3. Cuidados com a higiene pessoal e nas dependências da empresa
Geralmente, no contexto da indústria, os cuidados com a limpeza e a higiene são redobrados, principalmente pelo fato de se trabalhar com a produção em larga escala de produtos químicos, tóxicos, de grande porte, entre outros tipos, que demandam uma rotina de limpeza diária.
Com a pandemia, os cuidados relacionadas aos funcionários, que devem higienizar as mãos constantemente com água e sabão ou álcool 70% e evitar tocar o rosto, precisam ser ainda maiores.
A empresa também deve investir em recursos que reforçam essa higienização, como a utilização de tapetes sanitizantes, que contenham solução com água sanitária, e devem ser dispostos na entrada do ambiente de trabalho.
Há também recursos de limpeza do ambiente, como a pulverização de soluções que eliminam o vírus, e podem ser utilizados em trocas de turnos para minimizar os riscos de contágio.
4. Reorganização dos turnos de trabalho e horários
Outra mudança fundamental que deve ser feita pela gestão de equipe industrial é a reorganização dos turnos, a fim de evitar aglomerações.
O primeiro ponto é organizar os horários de entrada e saída dos funcionários com foco em evitar os horários de pico, especialmente se tratando de trânsito e transporte público lotado, além de pensar do ponto de vista do fluxo dentro da empresa.
É possível reorganizar as entradas e saídas para que os funcionários não cheguem ou saiam todos ao mesmo tempo.
Veja este exemplo: suponha que a jornada de trabalho para todos seja de 8h às 17h. É possível que a empresa organize três novos horários e divida os grupos, sendo: 8h às 17h, 9h às 18h e 10h às 19h.
O segundo ponto é criar uma agenda de horários para realização de lanches e almoço, também com o objetivo de evitar aglomerações.
A empresa pode ainda determinar regras, por exemplo: no refeitório/copa da empresa é permitido permanecer por até 15 minutos para o lanche e 40 minutos para o almoço, respeitando o número máximo de pessoas e o distanciamento mínimo.
Gestão de equipe industrial na pandemia e o controle de ponto dos funcionários
As medidas anteriormente apresentadas são fundamentais para que a empresa garanta a segurança e a preservação da saúde das pessoas no ambiente de trabalho.
Mas outros recursos também podem ser adotados para reforçar esse cuidado, principalmente nos processos obrigatórios, como é o caso do registro de ponto feito pelos funcionários.
Nesse contexto, contar com a tecnologia disponível no mercado fará com que a empresa garanta a segurança de todos e, ao mesmo tempo, mantenha em dia o controle de ponto, que é um importante processo de gestão de equipe industrial.
Além do aplicativo de controle de ponto, que tem sido bastante utilizado no trabalho remoto, outra alternativa, que já existe no mercado, é a marcação do ponto de forma digital e sem a necessidade de que o funcionário faça contato físico com o aparelho de registro de ponto.
Em um tablet ou smartphone, afixado na parede da empresa, o colaborador precisa apenas posicionar o seu crachá, contendo um QR code, e a tecnologia realiza a leitura, além de confirmar a identidade do funcionário por uma foto em tempo real, que faz o reconhecimento facial de quem está registrando o ponto.
Essa é mais uma alternativa que reforça a importância da tecnologia, no contexto do mercado de trabalho, especialmente em tempos de pandemia, quando as atividades essenciais não podem parar.
Fazer a gestão de equipe industrial é, antes de tudo, preservar a saúde dos funcionários e também, garantir que a indústria, com sua prestação de serviços essenciais, consiga garantir o mínimo de qualidade para a população, que deve manter o isolamento social. Assim, com o uso da tecnologia, essa atuação tende a ser ainda mais segura e responsável, viabilizando a movimentação da economia.
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