quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Novo DAF XF tem motor e câmbio inéditos

Além do trem de força, extrapesado tem duas opções de cabine, relações de eixos e assistências de direção semiautônoma

Em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 18/08, foi apresentado o remodelado DAF XF, fabricado em Ponta Grossa/PR. Tanto o novo caminhão quanto seu inédito motor Paccar MX13 são o resultado de mais de 1 milhão de km rodados em testes no Brasil. Graças aos auxílios de direção, aerodinâmica aprimorada e trem de força inédito no Brasil, a fabricante garante que seu novo extrapesado é até 14% mais econômico que o antecessor.

A DAF explica que o novo motor MX13 de 12,9 litros foi redesenhado para trabalhar em rotações menores e mínimo atrito. Entre seus recursos mais avançados, estão o turbo com geometria variável, menor velocidade do compressor de ar-condicionado, bombas variáveis de direção e de óleo. Serão duas versões de potência: 480 cv (com torque de até 255 kgfm a partir de 900 rpm) e 530 cv (torque de 265,2 Nm a partir de 1.000 rpm). O freio-motor também ficou mais potente, agora com 490 cv e três estágios.

Assim como o anterior, o novo modelo tem configurações de tração 4×2, 6×2 e 6×4, voltadas ao transporte rodoviário de cargas de longa distância. O câmbio é o automatizado ZF TraXon de 12 velocidades com relações mais longas que a transmissão anterior, além de ser mais leve e robusta. O alto torque em baixas rotações, de acordo com a DAF, permite ao XF ter relações de eixo traseiro mais longas, movendo cargas mais pesadas com maior produtividade e menor consumo de combustível.

Aliado ao trem de força renovado, o novo XF possui diversos auxílios de condução que atuam diretamente na economia de diesel, como o Controle Preditivo de Cruzeiro, que, através de leituras do trecho por GPS, ajuda no controle da velocidade e na seleção correta de marchas conforme o tipo de relevo à frente, para uma condução mais econômica. Com o mesmo objetivo de maximizar eficiência, há o Assistente de Performance do Condutor, computador de bordo que interage com o motorista, fornecendo dicas e dando notas para a sua condução.

O novo XF ainda conta com sensores de pressão dos pneus, monitor de nível de energia da bateria, sistema de frenagem automática de emergência (freia automaticamente o caminhão na iminência de possível colisão frontal), controle de estabilidade (com foco em evitar acidentes e o “efeito canivete” da carreta), sistema de aviso de saída da faixa e controle de cruzeiro adaptativo (ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente).

O novo design chegou também ao sistema pós-catalítico, que é integrado com as saídas de escape nas laterais do caminhão. O tanque de Arla 32 passa a ser posicionado embaixo da cabine. Já a bateria está posicionada embaixo da escada na lateral do chassi, em uma posição que visa inibir furtos.

Para o novo XF são duas opções de cabine: Space e Super Space. A segunda é indicada para aplicações que não possuem restrição de altura e tem 2,10 metros de altura interna. Ambas foram desenhadas para melhor aerodinâmica que o XF anterior. Há novo parasol e novos faróis com lentes feitas em Lexan, mesmo material das janelas de aviões. Lâmpadas em LED são opcionais.

O painel recebe novas opções de acabamento, novos instrumentos e comandos no volante. O interior preserva o colchão do XF anterior, de medidas 81 cm x 220 cm, com opção de molas ensacadas, opção de beliche, cortinas black out, climatizador de teto, banco do motorista com ajuste pneumático e opção travas antiarrombamento Night Lock.

A marca ainda não divulgou os preços das diferentes versões. O XF chega no início de setembro às 32 revendas da marca holandesa no Brasil.

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