terça-feira, 25 de agosto de 2020

Amortecedores revisados garantem a segurança do veículo

Monroe Amortecedores

Monroe dá dicas para cuidar dos amortecedores e alerta para os cuidados essenciais com o componente

 

Os amortecedores são responsáveis por controlar a movimentação das molas da suspensão e manter os pneus em contato permanente com o solo. Por isso, desempenham um papel fundamental na segurança. Pensando nisso, a Monroe lista a seguir algumas dicas para ajudar a conservar o amortecedor por mais tempo.

A primeira orientação é fazer a revisão periódica, seguindo a orientação da montadora descrita no manual do veículo. E se o motorista notar problemas de dirigibilidade, ruído, solavanco, balanço excessivo ou falta de contato dos pneus com o solo, é necessário realizar uma checagem da suspensão.

“A Monroe recomenda uma verificação a cada 10 mil quilômetros para garantir o bom funcionamento do sistema de suspensão. É importante lembrar que ao rodar com o componente com desgaste excessivo, o veículo fica mais suscetível a acidentes graves, colocando os ocupantes do carro em risco”, afirma Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV.

A Monroe lembra ainda que se os amortecedores estiverem danificados podem interferir em outros componentes do veículo. Entre os riscos estão a redução na capacidade de frenagem – que pode chegar a até 2,5 metros a mais de distância para frear a uma velocidade de 80 km/h.

Outros problemas incluem maior risco de aquaplanagem em pista molhada e diminuição do conforto a bordo, além de o balanço excessivo poder gerar oscilações no feixe de luz dos faróis, ofuscando a visão dos condutores que trafegam em sentido oposto.

Vale a pena também ficar atento à capacidade de carga do veículo ao viajar. A empresa alerta que ultrapassar o limite, determinado no manual da montadora, compromete a dirigibilidade e o conforto, também colocando todos os ocupantes em perigo.

O post Amortecedores revisados garantem a segurança do veículo apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Amortecedores revisados garantem a segurança do veículo Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário