sexta-feira, 14 de agosto de 2020

5 dicas de como destacar o seu negócio na internet

Para ter sucesso um negócio precisa se sobressair diante da concorrência. No meio digital funciona do mesmo jeito. Confira algumas dicas para fazer do seu negócio um sucesso na internet!

O surgimento e consolidação da internet nas diferentes camadas da sociedade mudou profundamente o nosso comportamento. Atualmente, é difícil encontrar alguém que não tenha uma conta em alguma rede social ou que nunca comprou nada pela internet.

A internet moldou o nosso comportamento de tal forma que até a maneira com que consumimos informações, produtos e serviços foi alterada. Se antes precisávamos ir até as empresas, agora não saímos de casa para comprar algo sem antes fazer uma vasta pesquisa de preços e referências positivas das marcas e lojas.

Bom, isso quando saímos, pois com a popularização das lojas virtuais podemos comprar tudo de que precisamos pelo computador.

Esa mudança de comportamento dos consumidores fez com que muitas empresas migrassem parte de seus negócios para a internet. Entretanto, a forma de enfrentar a concorrência na mundo digital é diferente de concorrer no mundo físico.

Para se destacar na internet é preciso não só oferecer o melhor custo-benefício, mas também chegar às pessoas certas. Sendo assim, não é mais o consumidor que vai até a empresa e sim a empresa que precisa chegar até o consumidor.

Diante desse novo contexto alguns profissionais ainda não entenderam como o comércio na internet funciona. Por isso, listamos cinco dicas para você destacar  seu negócio na internet!

 

1. Links patrocinados

Essa dica é para quem está em busca de resultados rápidos.

Os links patrocinados são anúncios em forma de textos simples. A forma mais conhecida de utilizar esse recurso é por meio do Google. Nesse caso, os links

patrocinados são aqueles anúncios que aparecem no topo da página de acordo com os termos relacionados à busca feita pelo usuário.

Pense da seguinte forma: você possui uma clínica odontológica e quer atrair mais pacientes para fazer clareamento dental com moldeira. Para isso, você contrata o link patrocinado do Google, então, quando alguém pesquisar pelo termo “clareamento consultorio” o link do seu site anunciando o serviço irá aparecer em primeiro lugar, acima outros resultados.

Os links patrocinados funcionam por meio do sistema Custo por Clique (CPC), em que o anunciante só paga pelo link se os usuários clicarem nele.

Além do Google, é possível inserir links patrocinados nas redes sociais, como o Instagram, Facebook e o Linkedin.

 

2.E-mail marketing

Para muitas pessoas o e-mail  marketing é uma estratégia obsoleta, porém, eles  não poderiam estar mais errados!

Esse é um método bastante eficiente quando se trata de relacionamento com o cliente e conversão. Um mailing bem estruturado é como ouro para o seu negócio.

Por meio do e-mail marketing é possível conversar diretamente com clientes ou pessoas que estão predispostas a fazer negócio com você. Com ele, é possível utilizar diversos formatos, como newsletters, avisos de promoções ou novidades da loja, cartões comemorativos, e-mails específicos para clientes que não compram com você há muito tempo, entre outros.

Para fazer uso dessa estratégia é preciso ser responsável, nada de comprar uma base de e-mail de terceiros! Ao fazer isso você estará jogando dinheiro fora, já que a chances de você disparar e-mails para pessoas que não querem recebê-los são grandes.

Para conquistar seus próprios contatos é preciso fazer com que as pessoas forneçam o e-mail a você por vontade própria. Isso pode ser feito por meio de formulários no seu site, por exemplo.

Atenção, também, para a estrutura dos seus e-mails, evite o uso de termos, como “gratuito” e “compre”, o uso excessivo de exclamações e palavras em negrito e se atente à estrutura HTML da página.

 

3. Blog

Pois é, ter um site para vender seus produtos e serviços pode não ser o suficiente, pois possuir uma loja online não é garantia que as pessoas vão chegar até você.

Lembra quando falamos que atualmente as pessoas não decidem por comprar algo na internet antes de pesquisar? Então, muitas vezes as pessoas começam a pesquisar soluções para as suas necessidades sem nem mesmo saber o que elas querem ou precisam comprar.

Por isso, é fundamental que você tenha um blog para fornecer as informações no momento em que elas precisarem. Assim, quando elas descobrirem do que precisam já estarão propensas a fechar negócio com você.

Ainda usado como exemplo o caso da clínica odontológica, o usuário pode entrar no seu blog em busca de determinado procedimento, como lente nos dentes, por exemplo. Aqui ele ainda não decidiu-se por fazê-lo, ele apenas quer saber mais sobre.

Pode acontecer também de ele estar em um outro estágio da decisão e já saber  que precisa fazer um implante dentário, por exemplo. Portanto, agora está pesquisando quanto custa um implante dentario. Se ele tiver lido sobre o assunto no seu blog anteriormente ele já terá confiança no seu trabalho e irá querer fazer o procedimento com você.

Sendo assim, ao resolver os problemas dos usuários por meio do blog, você está fortalecendo a imagem da sua empresa no mercado, conferindo a você autoridade na área, e, a partir disso, conseguirá mais vendas.

 

4.  Redes sociais

Esse é mais um canal para se comunicar diretamente com o seu público e ainda descobrir mais facilmente quais são as necessidades dele.

Atenção, não saia criando contas em todas as redes sociais que existem! Primeiro, estude o perfil de comportamento do seu público para descobrir quais são os canais mais utilizados e invista neles.

Crie conteúdos com dicas, anuncie promoções especiais para as redes sociais e crie materiais que estimulem a interação.

Junto com os conteúdos insira os chamados Calls to Action (CTAs), eles são estímulos que levam as pessoas a realizarem alguma ação. Um exemplo de CTA é um anúncio de oferta que direcione os seguidores para uma página de compra no site.

 

5.  Ofereça uma boa experiência de compra

Não adianta nada aplicar todas as dicas dadas acima se no momento em que seu cliente for comprar ele não tenha uma boa experiência.

Da mesma forma que é preciso atender um possível cliente com cordialidade e oferecer um espaço agradável para que ele escolha o que quer levar, no caso de lojas físicas, é preciso fazer com que ele navegue pelo seu site de forma tranquila e finalize a compra facilmente.

Para isso, você pode adotar algumas medidas:

  • Uma página de conclusão de compra ágil e segura, em que ele não precise de muito tempo para digitar as informações pessoais.
  • Ofereça opções de pagamento flexíveis e ofertas especiais para compras online;
  • Priorize para o seu site um design limpo, de carregamento rápido e fácil navegação, com os produtos divididos por categoria.
  • O site deve ser responsivo, ou seja, ser facilmente navegável em diversos formatos, seja no computador, celular ou tablet.

Nesse conteúdo listamos cinco dicas para você destacar seu negócio na internet, entretanto, lembre-se que existem diversas formas de ganhar notoriedade nesse meio. Continue estudando e aprendendo novas estratégias para fazer sucesso!

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Vue Odonto

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