segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Meritor desenvolve nova tecnologia de diferencial autoblocante

Segundo a empresa, novidade possibilita o bloqueio automático do diferencial e poderá ser instalada em qualquer eixo da marca com sistema mecânico

 

A Meritor apresenta o novo Auto-DCDL, um diferencial autoblocante que será oferecido como opcional às fabricantes originais de equipamentos a partir de 2021. Segundo a empresa, a nova tecnologia possibilita o bloqueio automático do diferencial e poderá ser instalada em qualquer eixo da marca que atualmente conta com o sistema mecânico.

Desenvolvido no Brasil e em fase de testes até outubro deste ano, o novo Meritor Auto-DCDL é uma unidade de controle eletrônica acoplada no próprio diferencial, sem a necessidade de adaptação ao sistema de controle do veículo. De acordo com Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia da Meritor Brasil, “ao eliminarmos a integração do Auto-DCDL com o sistema de controle dos veículos, levamos soluções plug & play às montadoras, facilitando também o processo de fabricação”.

Atualmente o sistema de travamento das rodas disponível em caminhões e ônibus é realizado de forma mecânica. O acionamento depende do motorista que pode, por meio de um botão no painel, ligar o sistema, com o risco de danificar o eixo caso o mantenha acionado sem a sua necessidade.

Com Auto-DCDL, a Meritor vai automatizar a decisão de bloquear e desbloquear o diferencial. “O uso do sistema eletrônico é capaz de realizar essa operação automaticamente, ou seja, a inteligência do próprio sistema vai definir o momento de travar ou não as rodas, de acordo com a situação de condução e condições do terreno, sem a interferência do motorista”, finaliza Brandão.

O post Meritor desenvolve nova tecnologia de diferencial autoblocante apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Meritor desenvolve nova tecnologia de diferencial autoblocante Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário