quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Abílio Responde: Retífica, sim. Lixa, não!

 

Pela imagem do vídeo (“Troca da embreagem no novo Ford Ka 1.0 3 cilindros 2015 (parte 2 de 2)” no canal O Mecâniconline), observei que o volante do propulsor apresentava uma vitrificação (brilho de polimento ocasionado pelo disco velho). Haveria necessidade de se fazer um brunimento com uma lixa de ferro, deixando-o quase como feito uma usinagem, evitando que o novo disco venha patinar? Desculpa, não é uma crítica negativa e sim, só uma observação.

José Mairto de Lima
Via YouTube O Mecâniconline

 

Nunca use lixa a esmo no volante do motor, principalmente uma lixa de alto grau de abrasividade como uma lixa de ferro. Isso vai causar um desgaste desigual na área de contato e afetar os componentes. A correção da vitrificação é mesmo a retífica. Como mencionado pelo técnico no vídeo na mesma cena, a retífica do volante é recomendada pela ZF/Sachs na troca da embreagem, inclusive neste caso da reportagem, em que a peça estava visualmente boa e sem empenamento. Lembramos que o procedimento no vídeo foi executado a
título de demonstração e conhecimento do procedimento.

 


A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: faleconosco@omecanico.com.br

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