terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Afinal, pode fazer “cambagem” quando não existe a regulagem de câmber na suspensão?

O mecânico deve recorrer as ferramentas de deformação?

 

O sistema McPherson, presente em muitos veículos, geralmente permite ajustes apenas na convergência ou divergência da direção, dificultando a correção do ângulo de câmber. Esse ângulo, quando desregulado, causa desgaste irregular nos pneus e pode comprometer a dirigibilidade.

Nem todos os veículos permitem o ajuste do câmber, e a solução para desvios deve seguir as recomendações do fabricante. Se não houver regulagem disponível, o mecânico deve inspecionar e substituir peças desgastadas ou deformadas, verificando se o problema não está no monobloco do veículo.

O uso de ferramentas hidráulicas, como o “cyborg”, pode corrigir temporariamente o ângulo, mas pode causar danos a componentes como rolamentos e amortecedores. Assim, a correção do câmber deve ser feita com cautela, priorizando a análise estrutural e a substituição de peças danificadas.

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