Embora seja um item barato e fácil de substituir, a falta de sua manutenção pode acarretar danos graves
O filtro de ar do motor tem a função de reter as impurezas contidas no ar atmosférico, como poeira, particulados e sujeira em geral. Dessa forma, esse componente é fundamental para aumentar a vida útil do motor, com a Revista O Mecânico trazendo as consequências da negligência na manutenção do filtro de ar.
No veículo, uma das principais consequências de um filtro de ar saturado é a diminuição de potência do motor. Como a passagem de ar fica restringida, a injeção eletrônica precisa diminuir a quantidade de combustível injetado, para compensar a falta de oxigênio, o que reduz o torque gerado.
Outra decorrência criada, em casos extremos, é a carbonização do motor. Embora a injeção eletrônica corrija a mistura de ar e combustível, grandes restrições no fluxo de ar podem promover misturas muito ricas por longos períodos, o que se traduz em muito combustível não queimado que se tornam depósitos de carbono.
Também, em casos extremos, se o filtro de ar estiver muito saturado de sujeira, pode ocorrer a passagem de algumas partículas de impurezas para a câmara de combustão, que podem ocasionar danos às paredes do cilindro e aos anéis de pistão.
Dessa forma, realizar a troca do filtro de ar no período recomendado pela fabricante do veículo é fundamental para conservar o motor. Embora seja uma coisa simples e barata, ela evita perda de potência, aumento do consumo de combustível e danos mais severos e custosos.
The post Como um filtro de ar muito sujo prejudica o motor appeared first on Revista O Mecânico.
Como um filtro de ar muito sujo prejudica o motor Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário