Quando ocorre a ebulição do líquido de arrefecimento, o mecânico deve investigar as possíveis razões para o problema
O sistema de arrefecimento tem a função de manter a temperatura do motor equilibrada por meio da troca de calor com o ambiente externo. Nos veículos leves, esse sistema geralmente é composto por radiador, ventilador, tampa do radiador, válvula termostática, sensor de temperatura, bomba d’água e galerias de circulação. Todos esses componentes trabalham juntos para garantir a eficiência do resfriamento.
O fluido de arrefecimento deve ser uma mistura específica de água desmineralizada e aditivo, seguindo as recomendações do fabricante do veículo. Durante a troca, é fundamental respeitar a quantidade indicada no manual. O excesso pode levar ao transbordamento, enquanto uma quantidade insuficiente pode resultar no superaquecimento do motor.
Perigos do uso de água comum
Utilizar água de torneira no sistema de arrefecimento pode causar danos ao longo do tempo. Mesmo que seja potável, a presença de sais minerais favorece a oxidação dos componentes metálicos do sistema. Para evitar problemas como corrosão e entupimentos, é essencial seguir as recomendações do fabricante quanto ao tipo de fluido utilizado.
O que influencia a pressão no sistema de arrefecimento?
O sistema de arrefecimento opera sob pressão positiva para evitar que a água entre em ebulição a aproximadamente 100ºC. A válvula presente na tampa do radiador ou do reservatório de expansão tem a função de regular essa pressão. Se houver ebulição do líquido, o mecânico deve verificar:
Se o sistema de ventilação do radiador está funcionando dentro da faixa de temperatura recomendada;
Se a hélice do ventilador está girando corretamente;
Se o rotor da bomba d’água não está girando em falso;
Se a válvula da tampa está abrindo na pressão especificada;
Se o fluido de arrefecimento contém a aditivação adequada;
Se o radiador está limpo e sem obstruções externas;
Se o motor não apresenta válvulas presas devido a folga inadequada;
Se o sistema de injeção não apresenta excesso de combustível ou gotejamento nos injetores;
Se a válvula termostática está operando normalmente.
The post Alta pressão no sistema de arrefecimento: por que acontece? appeared first on Revista O Mecânico.
Alta pressão no sistema de arrefecimento: por que acontece? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário