segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Vibrações em motores três cilindros: veja como balancear

Para atenuar essa característica, Volkswagen utiliza um sistema de polia trioval no motor EA211

Utilizados em larga escala na indústria automotiva, os motores três cilindros têm como objetivo o aumento da eficiência térmica e reduzido consumo de combustível. Porém, uma característica construtiva desse tipo de motor são as altas vibrações, por causa do desbalanceamento dos processos de combustão.

Em motores quatro cilindros, sempre há “cilindros gêmeos” nos mesmos pontos da câmara de combustão, o que não ocorre com os motores de cilindros ímpares. Com a cultura do downsizing, onde as fabricantes projetam motores menores para que tenham menor consumo de combustível e emissões, mas que mantenham a potência de motores maiores, surge um papel importante no desenvolvimento dos motores 3 cilindros.

Um exemplo é o motor EA211 1.0 TSI da Volkswagen que tem capacidade volumétrica de 999 cm³ mas com dados de potência que variam de 105 cv para o up! TSI e 16,8 kgfm de torque, além de apresentar 125 cv para o Golf Comfortline e 128 cv para Nivus e T-Cross, ambos com 20,4 kgfm de torque, os chamados 200TSI. No Polo e Virtus o motor rende 116cv que é o 170TSI. Em algumas versões descontinuadas do Polo e Virtus o motor 200TSI com 128cv já está fora de linha. Por ser um motor 3 cilindros, as vibrações nesses são características comuns, e com intuito de atenuar essa característica a Volkswagen utilizou alguns sistemas diferenciados para esse motor.

O motor EA211 1.0 turbo efetua uma combustão a cada 240° de volta em relação a árvore de manivelas. É utilizado um amortecedor de vibração desbalanceado no virabrequim, para que as vibrações ocasionadas pelo motor de três cilindros sejam atenuadas. Essa polia amortecedora está localizada no virabrequim para acionamento do sistema de sincronismo.

Outro ponto de diminuição na vibração desse motor é a utilização de polias triovais. Diferente das polias circulares convencionais utilizadas no eixo de comando, a polia trioval não é um circulo perfeito, contando com três elevações defasadas a 120°. Com isso, há um raio maior e outro menor nessa engrenagem.

As vibrações são atenuadas por causa do aumento do braço de alavanca, ocasionado pelo maior raio da polia que atua quando um came do comando abre uma válvula. Isso faz que as forças atuantes na correia diminuam, assim como as vibrações no lado solto da correia são atenuadas porque sempre terá uma das três partes maiores dessa polia atuando na correia dentada.

 

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