Simplicidade e tamanho reduzido tornaram essa configuração muito popular em várias categorias de veículos
A suspensão McPherson é um dos tipos de suspensão mais comuns usadas em automóveis modernos. Sua ampla utilização se deve a uma combinação de simplicidade, eficiência e custo-benefício. Assim, nessa matéria, a Revista O Mecânico vai trazer detalhes sobre a história, as características, as vantagens e as desvantagens desse sistema.
Esse tipo de suspensão foi inventada por Earle S. MacPherson, um engenheiro da General Motors, em 1946. Originalmente desenvolvida para ser usada no Chevrolet Cadet, ela se tornou popular devido a sua aplicação no Ford Escort no mercado europeu.
Apresentando um design compacto e eficiente, a suspensão Mcpherson é composta basicamente por um amortecedor, que dissipa a energia proveniente da mola e controla as oscilações da carroceria, uma mola helicoidal que suporta o peso do veículo e absorve impactos, um braço de controle inferior, que conecta a roda ao chassi, permitindo movimento vertical do conjunto e uma manga de eixo, que conecta o amortecedor e o braço de controle.
Devido à sua estrutura, esse tipo de suspensão utiliza menos peças do que outros tipos construtivos, além de ter maior facilidade de manutenção e fabricação, diminuindo os custos para o proprietário. Além disso, o design compacto libera mais espaço no compartimento do motor, sendo especialmente útil para carros com tração dianteira e motor transversal, equilibrando conforto e dinâmica veicular.
Entretanto, quando comparada com outros tipos de construção, o conforto pode ser menor, além de ter o desgaste do amortecedor acentuado quando usado em condições severas como estradas de terra. Já nos carros esportivos, a suspensão Mcpherson tem a desvantagem de limitar o ajuste de cáster, cambagem e, em situações de pista, a roda altera o seu ângulo de cambagem de acordo com o curso de suspensão, diminuindo a tração.
Assim, a escolha da suspensão McPherson por parte das fabricantes depende do tipo de veículo e a sua utilização. Atualmente, esse tipo de construção é aplicando em quase todas as suspensões dianteiras dos veículos vendidos, de entrada até veículos premium, além de ser usada na suspensão traseira de modelos específicos, como no Jeep Compass. A simplicidade e maior espaço no cofre do motor são os pontos altos da escolha por essa configuração, sendo bastante conhecida dos mecânicos.
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