Componente se soma a bomba d’água principal para dissipar o calor adicional gerado pelo turbocompressor
O motor TCe, que equipa veículos da Renault, possui uma bomba d’água auxiliar para ajudar no sistema de refrigeração do propulsor. Além da Oroch 1.3, o Captur e também o Duster tiveram esse mesmo motor em determinadas versões. Dessa forma, caso ocorram defeitos nessa peça, pode ser que haja um sobreaquecimento do conjunto, prejudicando a sua durabilidade. Assim, a Revista O Mecânico mostra os valores esperados para essa bomba d’água, para ajudar no seu diagnóstico.
Com 1.3 litros de deslocamento, turbocompressor, injeção direta e outras tecnologias, o motor TCe entrega 170 cv e 27,5 kgfm, vindo acoplado à uma transmissão automática do tipo CVT nos veículos da marca. Os dados apresentados para a bomba d’água são válidos para esse veículo, quando equipado com a ECU EMS 3161.
Para diagnosticar a bomba d’água auxiliar é preciso verificar os valores de tensão nos três pinos de seu conector, comparando os valores obtidos com os esperados. Além disso, é importante verificar o pulso PWM de controle do componente, que é responsável por determinar a vazão de água de acordo com cada condição.
Seguindo esses passos, o mecânico poderá determinar se a bomba d’água apresenta variações nos valores de tensão e se seu comportamento está adequado, visto que essa peça é essencial para a durabilidade de um motor turbocomprimido, que gera mais pressão na câmara de combustão e, consequentemente, mais calor.
Créditos: Mecânico Pro
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