Analisar valores de tensão e resistência elétrica é essencial no diagnóstico do componente
O sensor de detonação tem a função de informar a ECU quando existe detonação no motor, fenômeno que ocorre com a queima descontrolada do combustível e pode gerar muitos danos no longo prazo. Assim, a Revista O Mecânico exibe o procedimento de diagnóstico desse importante componente.
Esse sensor monitora as vibrações e ondas sonoras geradas na câmara de combustão para detectar a detonação, que é uma combustão anormal. Normalmente, ele é um sensor piezoelétrico, que converte as vibrações mecânicas em sinais elétricos. Esses sinais são enviados à unidade de controle do motor, que ajusta o tempo de ignição e a injeção de combustível para evitar a detonação, garantindo maior durabilidade do conjunto.
O procedimento de teste apresentado é válido para os motores 1.0 Kappa aspirados equipados com a central eletrônica Bosch ME 17.9.21.1. Esse propulsor desenvolve 80 cv de potência máxima e 10,2 kgfm de torque no etanol. Toda a linha do Hyundai HB20 aspirada usa esse mesmo propulsor que também tem versão turbinada.
Os testes consistem em comparar o valor de resistência elétrica entre os pinos do conector do sensor e os seus valores de tensão com os valores apresentados conforme imagem abaixo.
Dessa forma, é importante que o mecânico realize a manutenção no sensor de detonação, substituindo-o se necessário, para prolongar a vida útil do motor.
Créditos: Mecânico Pro
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