Seguir a especificação e quantidade correta de fluído ajudam a conservar o conjunto
Essencial para o bom funcionamento da caixa de câmbio e conservação das suas engrenagens internas, manter a lubrificação correta da transmissão é um cuidado muito importante. Assim, para auxiliar na troca do fluido, como no caso de alguma intervenção na caixa de câmbio, a Revista O Mecânico mostra esse procedimento passo a passo.
O processo de troca e os valores informados são válidos para o câmbio manual IB5 que equipou as versões 2.0 da Ford Ecosport, de 2007 a 2012. Nesse período, o modelo contou com versões à gasolina e flex, chegando a entregar até 145 cv e 19,4 kgfm com etanol.
Procedimento de troca:
Passo 1: Deixe o veículo com a traseira levemente inclinada em relação à dianteira, em cerca de 3°, para drenagem correta.
Passo 2: Remova o bujão de drenagem conforme o ano do veículo, deixando todo o fluído escorrer.
Passo 3: Reinstale o bujão de drenagem e remova o bujão de abastecimento.
Passo 4: Utilizando cerca de 2,3 litros de fluído 75W90 sintético, preencha a transmissão.
Passo 5: Instale o bujão de abastecimento.
Ao finalizar o processo, o nível de fluído deve ficar cerca de 10 a 15 mm abaixo da borda inferior do bujão de abastecimento.
Após finalizar o processo, realize um teste drive para verificar o funcionamento da caixa de câmbio, ficando atento quanto a ruídos e dificuldades no engate das marchas. Também, o mecânico deve seguir os demais procedimentos preconizados pela fabricante.
Créditos: Mecânico Pro
The post Como trocar o fluído do câmbio manual – Ford Ecosport 2.0 appeared first on Revista O Mecânico.
Como trocar o fluído do câmbio manual – Ford Ecosport 2.0 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário