terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Por qual razão as baterias de íons de lítio não substituem as de chumbo-ácido?

Embora tenha muitas vantagens, fatores como custo e disponibilidade de materiais são impeditivos dessa troca

Atualmente, os carros híbridos e elétricos utilizam, em sua maioria, baterias de íons de lítio para armazenar energia no sistema elétrico, dadas as suas vantagens. Isso levanta o questionamento do motivo desse tipo de bateria não ser usada nos veículos convencionais, substituindo as baterias de chumbo ácido. Assim, a Revista O Mecânico traz um comparativo entre os dois tipos de tecnologia e as razões do uso de cada uma delas.

Começando com as baterias de chumbo-ácido, elas são amplamente utilizadas em carros convencionais principalmente devido ao seu baixo custo de produção e capacidade de fornecer energia na partida. Apesar de as baterias de íons de lítio serem superiores em termos de densidade energética, eficiência e peso, elas são significativamente mais caras para fabricar. Como os veículos a combustão interna precisam apenas de uma bateria para dar a partida no motor e alimentar sistemas elétricos básicos, o custo-benefício das baterias de chumbo-ácido as torna a escolha mais viável para os fabricantes e consumidores.

Outro fator determinante é a capacidade das baterias de chumbo-ácido de aguentar diferentes condições climáticas e de uso. Elas suportam melhor temperaturas extremas e a ciclos de carga incompletos, algo comum nos veículos a combustão, que frequentemente andam em trajetos curtos e com muitas partidas ao longo do dia. As baterias de íons de lítio, por outro lado, exigem sistemas de gerenciamento térmico mais complexos para evitar superaquecimento ou degradação prematura, o que aumentaria a complexidade de fabricação e o custo final dos veículos.

Também, normalmente as baterias convencionais conseguem proporcionar uma corrente elétrica maior na hora da partida quando comparadas com uma bateria de íons de lítio, visto que essa situação é que mais consome energia desse componente. Por fim, a durabilidade e a resistência a descargas profundas também favorecem as baterias de chumbo-ácido no uso automotivo, visto que embora as baterias de íons de lítio tenham um ciclo de vida útil maior em condições ideais, elas são mais sensíveis a descargas completas.

Conjunto de baterias de íons de lítio

Dessa forma, a combinação de custo acessível, robustez e compatibilidade faz com que as baterias de chumbo-ácido continuem sendo a escolha predominante das fabricantes para alimentar o circuito elétrico comum do carro, como faróis, iluminação interna e outros componentes, mesmo em carros híbridos e elétricos, que possuem os dois tipos de baterias.

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