Dinâmica do veículo e conforto dos ocupantes são afetados pelo desgaste do componente
A função principal do amortecedor é dissipar a energia acumulada na mola quando o veículo passa sobre alguma irregularidade, mantendo o contato do pneu com o solo e estabilizando a carroceria. Dessa forma, o bom funcionamento desse componente é importante não só para o conforto, mas também para segurança dos ocupantes. Assim, a Revista O Mecânico mostra os principais sinais que indicam um amortecedor desgastado.
No veículo, um dos indicativos de que já é hora de trocar o amortecedor é o “mergulho” da suspensão. Durante uma frenagem, quando há o desgaste excessivo dessa peça, a dianteira do veículo tende a afundar, o que pode aumentar a distância de frenagem, devido à transferência de peso para a dianteira. Já durante acelerações, pode ocorrer o afundamento da parte traseira devido ao componente deteriorado.
Também, é possível notar a falta de ação dos amortecedores quando o veículo “pula” algumas vezes após passar em algum obstáculo, indicando que o amortecedor não está cumprindo a função de dissipar a energia acumulada na mola. Isso pode afetar a segurança, visto que em altas velocidades pode acarretar a perda da direção.
Visualmente, um amortecedor que apresenta sinais como vazamentos e danos à haste geralmente indica que a peça deve ser substituída. Além disso, a deterioração do componente pode acarretar desgaste irregular nos pneus, servindo de alerta para indicar a necessidade de troca.
Por fim, o mecânico pode realizar um teste em bancada do componente, para ajudar na verificação de seu funcionamento. Dessa forma, substituir o amortecedor ajuda no conforto dos ocupantes e na dinâmica do veículo, além de evitar desgaste prematuro no conjunto de suspensão.
The post Como identificar sinais de desgaste nos amortecedores appeared first on Revista O Mecânico.
Como identificar sinais de desgaste nos amortecedores Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário