sábado, 22 de fevereiro de 2025

Como testar os injetores diesel – Kia Mohave 3.0 V6

Necessidade de manutenção pode ser afetada por tempo de uso, quilometragem e diesel adulterado

Injetar a quantidade correta de diesel na câmara de combustão é fundamental para o desempenho e eficiência do motor. Caso o injetor permita a passagem em excesso ou em falta de combustível, pode haver consequências graves no conjunto. Assim, a Revista O Mecânico demonstra o procedimento de teste dos injetores que equipam o Kia Mohave V6.

Com 3 litros de deslocamento, esse motor diesel entrega 256 cv de potência e 56 kgfm de torque. No Brasil, os veículos equipados com essa motorização foram comercializados de 2009 a 2015.

Para iniciar os testes, é preciso ter seis ferramentas de adaptação dos injetores (A), de código 0 986 612 922, e um medidor de retorno dos injetores, de código 0 986 612 950.

Passo 1: Monte os adaptadores e medidor de retorno, instalando os tampões que acompanham os adaptadores para evitar vazamento de combustível pela tubulação de retorno dos injetores.

Passo 2: Dê partida no motor e aguarde, com o motor em marcha lenta, até que se forme pressão no circuito de retorno dos bicos injetores.

Passo 3: Deixe o motor funcionar em marcha lenta até que as provetas de teste se encham, para que as diferenças de volume fiquem aparentes.

Passo 4: Verifique o estado de cada um dos injetores, analisando o volume de retorno, que deve ser muito pequeno. Grandes volumes indicam que o injetor está danificado.

Passo 5: Remova o medidor de retorno e os adaptadores de teste dos injetores, removendo também os tampões das conexões de retorno no veículo.

Passo 6: Reinstale as conexões de retorno do veículo nos bicos injetores.

Passo 7: Com um scanner, faça o procedimento de sangria do sistema de combustível através da função “Sangrar sistema de combustível”, para criar uma pressão mínima no circuito de retorno dos injetores e não os danificar. A nomenclatura da função pode ser diferente a depender do modelo do scanner.

É importante que o mecânico fique atento para realizar a manutenção e testes dos injetores de combustível, visto que se houver injeção em excesso é possível até um calço hidráulico no motor, acarretando prejuízos. Também, caso não exista injeção suficiente de diesel é possível que haja um superaquecimento da câmara, danificando os pistões.

Créditos: Mecânico Pro

 

The post Como testar os injetores diesel – Kia Mohave 3.0 V6 appeared first on Revista O Mecânico.


Como testar os injetores diesel – Kia Mohave 3.0 V6 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário