Segundo a fabricante, o procedimento deve ser feito a cada 80.000 km em condições severas de uso
Realizar a troca do fluído da transmissão de maneira preventiva é essencial para conservar as engrenagens, discos de embreagem internos e demais peças. Nesse sentido, a Revista O Mecânico, para ajudar o profissional, apresenta o passo a passo completo desse procedimento, que é válido para as versões do Equinox com motor 2.0 turbo.
O guia apresentado é válido para os veículos fabricados de 2017 em diante, equipados com o motor Ecotec 2.0, que desenvolve 262 cv e 37 kgfm. Com essa motorização, o modelo possui tração AWD e câmbio automático com conversor de torque e nove relações, denominada 9T50 M3D.
Para realizar a troca do fluído desse câmbio, o procedimento é o seguinte:
Passo 1: Coloque o veículo em um elevador, para ter acesso a parte de baixo da transmissão.
Passo 2: Remova o bujão de drenagem (A), esperando o fluído terminar de escorrer totalmente.
Passo 3: Reinstale o bujão de drenagem (A) com torque especificado de 12 Nm.
Passo 4: Com o veículo no solo, remova a tampa de abastecimento de fluído (B) e complete com o volume especificado, nesse caso de 5 a 6 litros.
Passo 5: Aqueça a caixa de câmbio até a temperatura adequada de trabalho, de 85° a 95° C, deixando o motor em marcha lenta e alavanca na posição P.
Passo 6: A depender da versão, existe uma vareta de verificação de nível, a qual deve marcar o nível entre as posições de máximo e mínimo.
Passo 7: Caso não possua essa peça, levante o veículo no elevador. Com o motor em marcha lenta e alavanca na posição P, remova o bujão de nível (C).
Passo 8: Verifique o quanto de fluído sai por esse bujão. Se houver um fluxo contínuo, aguarde até começar a gotejar. Caso não saia nenhum fluído, adicione mais por esse bujão de nível (C) até começar a gotejar. Termine instalando esse componente com torque de 12 Nm.
O fluído recomendado pela fabricante é o Dexron VI. Se houver a necessidade de abastecer a transmissão completamente, como na situação de remoção do conversor de torque, a quantidade total de fluído a ser adicionado é de 8,5 a 9,5 litros. Após finalizar o procedimento de troca do óleo, o mecânico deve ficar atento quanto a ruídos e trancos na caixa de câmbio, para garantir um serviço de qualidade.
Créditos: Mecânico Pro
The post Como substituir o óleo de câmbio do Chevrolet Equinox 2.0 Ecotec appeared first on Revista O Mecânico.
Como substituir o óleo de câmbio do Chevrolet Equinox 2.0 Ecotec Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário