sábado, 1 de fevereiro de 2025

Guia de aperto da tampa frontal e cabeçote do Toyota Etios 1.5: como fazer

Robustez é ponto alto do modelo, mas não é possível escapar das manutenções devido à idade

Presente no mercado brasileiro desde 2012, o Toyota Etios permanece uma opção interessante no mercado de usados devido a fatores como economia de combustível e manutenção acessível. Para auxiliar nas intervenções mecânicas mais profundas nesse veículo, a Revista O Mecânico mostra os principais torques de aperto válidos para o propulsor 1.5 2NR-FE das versões 2017 em diante.

Equipado inicialmente com motores 1.3 e 1.5 de 90 cv e 96,5 cv, respectivamente, a partir de 2017 os propulsores passaram a contar com 98 cv e 107 cv após receberem o comando de válvulas variável Dual VVT-i, que pode alterar o tempo de abertura das válvulas de admissão e escape, favorecendo o torque em baixa rotação e potência em alta. Também, o veículo passou a contar com câmbio manual de seis marchas ao invés de cinco.

Procedimento de aperto do cabeçote:

Na instalação do cabeçote no motor, a sequência de aperto a ser seguida é feita em três fases. Na primeira, o valor do torque é de 32 Nm, na segunda 90° e para finalizar mais 90°. Em cada etapa, deve ser seguida a sequência dos parafusos de 1 a 10 de acordo com a imagem 1, para evitar empenamentos.

Procedimento de aperto da tampa frontal:

Para assegurar a vedação perfeita nessa tampa, é preciso aplicar o torque correto de acordo com tipo de parafuso. Seguindo a imagem 2, aplica-se o torque de 24 Nm nos parafusos A, C e E. Já para os parafusos nas posições B e D, é aplicado cerca de 51 Nm. A sequência de aperto está descrita na imagem 3, seguindo a ordem dos parafusos de 1 a 18.

Demais componentes do motor:

Para uma manutenção bem-sucedida, o mecânico deve ter atenção para utilizar peças de qualidade, além de seguir as recomendações de reparação da fabricante. Descontinuado em 2021, o substituto atual do Etios é o Yaris, que vem equipado também com o motor 1.5 com pequenas atualizações, entregando 110 cv, acoplado a um câmbio do tipo CVT.

Créditos: Mecânico Pro

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