Observar os sinais emitidos pelo motor pode ser a maneira mais efetiva de diagnóstico
No cálculo da quantidade de combustível a ser injetado na câmara de combustão, feito pela ECU do motor, o sensor MAF desempenha o papel de informar a quantidade de ar admitido. Assim, se ele estiver com defeito, haverá falhas no funcionamento do propulsor. Pensando nisso, a Revista O Mecânico mostra os principais indicativos de falhas nesse componente, para auxiliar o profissional na hora da manutenção.
O sensor MAF (Mass Air Flow, ou Sensor de Fluxo de Ar) mede a quantidade de ar que entra no motor por meio de um fio aquecido, onde a variação na temperatura causada pelo fluxo de ar altera a resistência elétrica, gerando um sinal proporcional à massa de ar admitida.
Ao dirigir o veículo, um dos principais sinais de que o sensor MAF está com defeito é comportamento anômalo do propulsor, como falhas na aceleração, dificuldade de partida, o motor morrer em marcha lenta e trancos, mesmo com aceleração constante.
Uma mistura muito rica, que pode ser identificada por elementos como fumaça preta saindo pelo escapamento, marcha lenta sem estabilidade e menor eficiência de combustível com aumento de consumo, pode apontar para um sensor MAF com problemas. No longo prazo, essa mistura rica pode ocasionar carbonização excessiva do motor, prejudicando a sua durabilidade.
Também, uma mistura muito pobre pode ser uma indicação de que o sensor MAF está enviando uma informação incorreta para a ECU. Nesse caso, o motor pode apresentar hesitação na aceleração, dificuldade de partida e uma fumaça branca pelo escapamento. No longo prazo, pode haver furos na cabeça do pistão, devido à temperatura excessiva na câmara.
Outro indicativo de falha nesse componente é o código de falha (DTC) P0101, que indica que o sensor MAF está reportando um fluxo diferente do esperado pela ECU do veículo, sendo uma maneira fácil de detectar problemas no componente.
Por fim, o mecânico deve analisar também os sinais elétricos e conexões do sensor. Como alguns sintomas podem ter diferentes causa, o diagnóstico correto é muito importante para economizar tempo e diminuir os gastos.
The post Sensor MAF: como identificar se ele está com defeito appeared first on Revista O Mecânico.
Sensor MAF: como identificar se ele está com defeito Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário