Trabalho deve ser realizado com o veículo frio, no elevador ou em cavaletes
Certamente os freios são um dos principais componentes do veículo e, portanto, ainda há mitos sobre esse sistema, embora já tenha uma vasta literatura técnica sobre as diversas tecnologias de frenagem. Inclusive, aqui na Revista O Mecânico é possível encontrar dicas, reparado de diversos sistemas, entre outros. Para saber mais basta clicar neste link.
Todavia, para orientar os mecânicos na substituição de pastilhas de freio, contamos com a Fras-le para responder algumas dúvidas sobre como fazer a manutenção correta, uma vez que esse componente é um dos itens de maior desgaste do sistema de freios e sua substituição deve ser feita corretamente.
Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le, explica que o trabalho deve ser realizado com o veículo frio, no elevador ou em cavaletes. “Após remover as rodas, é necessário verificar a espessura das pastilhas. Caso o material de atrito tenha 2 mm ou menos, a substituição é indicada”, explica.
Ademais, ao remover as pastilhas, é essencial inspecionar os pinos deslizantes e vedadores. Se houver sinais de travamento, devem ser limpos e lubrificados. Vedadores deteriorados precisam ser substituídos. O disco de freio deve ser avaliado. Caso apresente sulcos, riscos ou desgaste acima do mínimo recomendado, a troca é necessária.
Outro ponto a verificar é o êmbolo da pinça, que deve se deslocar livremente. Se houver travamento, é necessário desmontá-lo e limpá-lo.
Montagem das pastilhas
Antes da instalação, também é fundamental conferir se a peça é adequada para o modelo do veículo. As novas pastilhas devem ser montadas no cavalete sem esmerilhamento ou quebra de cantos. “Essa prática não é adequada e pode levar à perda da garantia. Se o disco está com rebarba, deve ser substituído”, orienta Leite.
Após a montagem, o sistema deve passar por sangria ou troca completa do fluido de freio, conforme indicação do manual do veículo.
Cuidados após a substituição
Antes da entrega do veículo, o mecânico deve recomendar o pré-assentamento das pastilhas. O procedimento envolve oito frenagens de 60 km/h a 40 km/h e outras oito de 40 km/h até a parada. O proprietário deve ser orientado a continuar o processo nos primeiros 300 km, realizando frenagens suaves.
The post Manutenção de freios: especialista explica importância da limpeza e sangria appeared first on Revista O Mecânico.
Manutenção de freios: especialista explica importância da limpeza e sangria Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário