segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

Como fazer a análise da sonda lambda pré e pós catalisador de motores 1.0 e 1.6 SCe Renault

Analisar o sinal emitido é fundamental para detectar defeitos no componente

sonda lambda do VW T-Cross 200 TSI

Conhecido comumente como sonda lambda, o sensor de oxigênio cumpre um papel fundamental no funcionamento da injeção eletrônica e nas emissões de poluentes do motor. Por isso, para ajudar a analisar esse componente, a Revista O Mecânico exibe o comportamento padrão do sistema para comparação.

Lançados em 2016, os motores SCe têm versões 1.0 e 1.6. Equipando primeiramente o Sandero e Logan, o 1.0 desenvolvia 82 cv, enquanto o 1.6 entregava 118 cv. Atualmente, o motor 1.0 permanece no Kwid e o 1.6 no Duster, ambos com atualizações e entregando 71 cv e 120 cv, respectivamente.

O sensor de oxigênio pré catalisador tem o papel de informar à central eletrônica a quantidade de oxigênio presente nos gases de escapamento, quando comparado com uma referência interna. Com essa informação, a central faz correções na mistura de combustível, acrescentando ou retirando. Esse processo acontece diversas vezes por segundo.

O catalisador é um componente composto por um revestimento cerâmico em formato de colmeia, revestido por metais preciosos como platina, paládio e ródio. Ele é responsável por reduzir as emissões de gases poluentes, transformando gases nocivos em substâncias menos prejudiciais. A função do sensor de oxigênio pós catalisador é verificar o funcionamento desse componente, comparando a quantidade de oxigênio presente nos gases de escapamento, que deve ter uma variação mínima quando o catalisador funciona corretamente.

Para fazer a comparação é preciso um osciloscópio, conectando-o nos sensores de oxigênio. Na escala, o recomendado é usar 1 V de amplitude e 10 segundos de duração do sinal.

Sinais do sensor de oxigênio pré catalisador:

Sinais do sensor de oxigênio pós catalisador:

Créditos: Mecânico Pro

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