terça-feira, 14 de outubro de 2025

Como ocorre a vitrificação das pastilhas de freio?

Superaquecimento gerado por freadas prolongadas e repetitivas, a falta de assentamento adequado das pastilhas novas, a ineficiência do freio traseiro e problemas no disco de freio estão entre as principais situações que podem ocasionar a vitrificação das pastilhas

As pastilhas de freio em bom estado são essenciais para uma frenagem eficiente. Elas geram o atrito necessário com o disco de freio para desacelerar e parar o veículo. Além delas, o sistema de freio inclui fluido, cilindro mestre, servo freio, cilindros de roda, tubulações, tambores e sapatas, todos devem ser verificados nas revisões.

Entre todos os componentes, as pastilhas são as que mais se desgastam. Por isso, é fundamental atenção na hora da substituição para manter o desempenho do sistema. A durabilidade varia conforme o tipo de veículo, o material da pastilha, as condições de uso e o modo de condução. Veículos pesados, uso em ladeiras ou tráfego intenso exigem trocas mais frequentes.

O calor excessivo pode causar vitrificação, que é quando o material de atrito queima, endurece e perde eficiência. Isso reduz a capacidade de frenagem e compromete a segurança.

As principais causas da vitrificação são:

Superaquecimento por freadas longas e repetitivas;
Pastilhas de baixa qualidade;
Falta de assentamento correto após a troca;
Freios traseiros ineficientes;
Discos empenados ou com desgaste irregular.

Sinais de pastilhas vitrificadas:

Aumento da distância de frenagem;
Ruído agudo ao frear;
Pedal duro ou sensação de pouca eficiência;
Disco com brilho excessivo ou coloração azulada;
Superaquecimento constante.

Ao identificar esses sintomas, o ideal é realizar uma avaliação completa do sistema de freio para confirmar a causa e evitar que o problema volte a ocorrer.

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