Problemas no componente podem ocasionar perda de potência e falhas de funcionamento

O sensor de rotação tem a função de informar a central eletrônica do motor qual a sua rotação, para que haja uma correta injeção de combustível e centelha na vela de ignição. Dessa forma, a revista O Mecânico mostra como diagnosticar o sensor de rotação do Fiat Mobi.
Os valores e formatos de onda apresentados são válidos para o Mobi quando equipado com o motor 1.0 Fire Evo de quatro cilindros, que entregava potência máxima de 75 cv a 6.250 rpm e torque de 9,9 kgfm a 3.850 rpm. As primeiras versões do Mobi também tinham motor Firefly que saiu de linha e depois foi retomado como propulsor padrão no modelo 2025/2026. Portanto, essas informações valem apenas para as versões do Mobi com motor Fire EVO (também aplicado na linha Fiat Uno)
Para iniciar o diagnóstico, é preciso comparar o formato de onda e seus valores médios do sensor de rotação do veículo testado com os valores de referência. A primeira medição é feita em marcha lenta e a segunda na condição de aceleração em 3.000 rpm.
Também é importante verificar os valores dos pinos 1 e 2 do sensor, que devem apresentar valor superior a 2,5 V durante a partida e mais de 4,5 V em marcha lenta. Já a resistência entre esses pinos deve ficar entre 850 e 950 Ohms com a ignição desligada.
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