segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Cuidados e sinais de problemas com os sensores CTS

Monitoramento correto da temperatura do motor garante desempenho, economia e proteção contra falhas e superaquecimento do motor

Com o avanço dos sistemas eletrônicos de gerenciamento, o sensor CTS (Coolant Temperature Sensor), responsável por medir a temperatura do líquido de arrefecimento, tornou-se um dos componentes mais importantes para o desempenho e a eficiência dos motores modernos.

Ele envia informações precisas para a injeção eletrônica, permitindo ajustes na partida a frio, no controle de arrefecimento, na economia de combustível e na proteção contra superaquecimento.

Sinais de falha no sensor CTS

A NTK, marca da Niterra (empresa japonesa responsável também pela NGK), destaca os principais sintomas e soluções:

-Dificuldade na partida a frio: leituras incorretas alteram a mistura ar/combustível.
Solução: diagnóstico com scanner, comparação de temperaturas e substituição do sensor, se necessário.

-Falha no acionamento do arrefecimento: defeito pode afetar o eletroventilador, a válvula termostática ou bombas d’água auxiliares.
Solução: verificar instalação, resistência do sensor e circulação do fluido.

-Alertas falsos de superaquecimento: leituras erradas reduzem a potência ou desligam o ar-condicionado.
Solução: checar sensor, instalação e conexões.

-Problemas após manutenção: instalação incorreta, uso de peças erradas ou fluido inadequado.
Solução: seguir o catálogo de aplicação e especificações do fabricante.

-Vazamentos no sistema de arrefecimento: podem oxidar conectores e causar falhas elétricas.
Solução: inspecionar nível do fluido e possíveis pontos de vazamento.

Diagnóstico e funcionamento

O sensor CTS utiliza tecnologia NTC (Negative Temperature Coefficient), a resistência diminui conforme a temperatura aumenta. O diagnóstico pode ser feito por:

-Medição de resistência conforme tabela do fabricante;
-Monitoramento via scanner, comparando temperaturas reais e lidas pelo sistema.

Alguns veículos possuem mais de um sensor CTS, exigindo testes completos para garantir o correto funcionamento do arrefecimento.

Cuidados na substituição

-Fazer diagnóstico preciso antes da troca;
-Utilizar peça correta conforme o catálogo;
-Limpar o sistema e aplicar o torque adequado;
-Retirar o ar do sistema (sangria) quando aplicável;
-Testar válvula termostática e bomba d’água elétrica após o serviço.

“O sensor CTS é decisivo para a eficiência e segurança do veículo. Falhas podem comprometer o motor e outros sistemas. O ideal é sempre usar peças originais ou equivalentes de qualidade”, reforça Hiromori Mori, consultor técnico da Niterra.

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