quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Estudo revela que baterias de carros elétricos mantêm até 90% da capacidade após anos de uso

 

Uma das principais dúvidas entre os consumidores que consideram adquirir um carro elétrico diz respeito à durabilidade das baterias. Afinal, quanto tempo elas realmente duram? Um estudo realizado na Suécia pela empresa KVdbil analisou 1.300 veículos eletrificados e trouxe resultados animadores sobre o tema.

O levantamento avaliou 723 modelos 100% elétricos (BEVs) e 577 híbridos e híbridos plug-in, constatando que 90% dos veículos mantiveram mais de 90% da capacidade original das baterias mesmo após vários anos de uso.

Segundo Martin Reinholdsson, da KVdbil, o bom desempenho se deve principalmente aos sistemas avançados de resfriamento das células, que ajudam a preservar a vida útil do conjunto. O estudo também ressaltou o destaque de modelos como Kia EV6, Niro, Mazda MX-30, Volvo XC40 Recharge, Volkswagen ID.4, Tesla e Citroën ë-C4, elogiados pelo eficiente gerenciamento de energia.

 

 

Os pesquisadores concluíram que fatores como sistemas de resfriamento líquido, processadores inteligentes, química aprimorada das baterias e controle de recarga são fundamentais para garantir longevidade. No entanto, alertam que o uso frequente de carregadores rápidos pode acelerar o desgaste das células.

Embora o estudo não tenha definido um tempo exato de vida útil, a constatação é que a maioria das baterias mantém desempenho acima de 90% mesmo após 10 anos de uso — o que coincide com o prazo médio de garantia de oito anos oferecido pelas montadoras.

O resultado reforça a confiabilidade dos veículos elétricos modernos e mostra que, com o uso e o carregamento adequados, a degradação das baterias é muito menor do que muitos consumidores imaginam.

 

The post Estudo revela que baterias de carros elétricos mantêm até 90% da capacidade após anos de uso appeared first on Revista O Mecânico.


Estudo revela que baterias de carros elétricos mantêm até 90% da capacidade após anos de uso Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário