Caminhões podem ter pacote de baterias com até 525 kWh de capacidade
A DAF iniciou a produção em série dos novos caminhões elétricos XD e XF. Os modelos são equipados com sistema de propulsão mais eficiente e aerodinâmica melhorada para alcançar mais de 500 km de autonomia com uma única carga, segundo a fabricante.
Há dois conjuntos de tração elétrica disponíveis, o PACCAR EX-D1 e PACCAR EX-D2, com potências máximas que variam entre 230 cv e 480 cv. Ambos possuem transmissão automatizada de três marchas com conjunto planetário. Durante o uso, o sistema elétrico pode acionar um ou dois motores, melhorando o consumo e desempenho de acordo com a situação.
Os caminhões utilizam baterias do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato) modulares, disponíveis em pacotes com duas a cinco unidades, com capacidades máximas que vão de 210 a 525 kWh. Segundo a DAF, as baterias têm vida útil prolongada e podem ser recarregadas até 100% sem comprometer a sua durabilidade. A garantia é de oito anos para o conjunto.
De acordo com a fabricante, a autonomia é superior a 500 km e há possibilidade de percorrer até 1.000 km por dia, planejando a rota contando com a recarga. Nas configurações, estão disponíveis versões 4×2 e 6×2 e PBTs de até 50 toneladas.
Ainda não há previsão de comercialização dos modelos XD e XF elétricos fora do mercado europeu. No Brasil, atualmente a marca comercializa os modelos XF e CF a combustão, além de modelos vocacionais.
The post DAF inicia produção em série dos modelos XD e XF elétricos na Europa appeared first on Revista O Mecânico.
DAF inicia produção em série dos modelos XD e XF elétricos na Europa Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário