quarta-feira, 22 de outubro de 2025

É Tempo de Lubrax: inovação e tecnologia impulsionam nova fase da marca

A Vibra anuncia uma nova fase para o segmento de lubrificantes e para Lubrax, marcada por investimentos em tecnologia, modernização e sustentabilidade, chamada de “É Tempo de Lubrax”. A ampliação da fábrica em Duque de Caxias (RJ), agora a maior da América Latina e uma das cinco mais tecnológicas do mundo, simboliza o avanço da companhia em capacidade produtiva e eficiência. A planta teve sua produção duplicada para mais de 460 milhões de litros de lubrificante por ano, consolidando a infraestrutura necessária para o plano de crescimento até 2030, que prevê aumento de 75% no volume comercializado nos próximos cinco anos.

 

O projeto incorpora sistemas alinhados aos conceitos da Indústria 4.0, com automação e monitoramento em tempo real de todas as etapas produtivas, que vão desde a chegada da matéria-prima à expedição dos produtos. O resultado é uma operação mais ágil, eficiente e sustentável, com redução de custos, reaproveitamento de água e tratamento de efluentes.

Segundo Saulo Brazil, diretor de lubrificantes da Vibra, “essa nova etapa reforça o compromisso de Lubrax em unir inovação e sustentabilidade, com tecnologia de ponta e processos produtivos mais eficientes, alinhados às exigências do mercado e às melhores práticas ambientais”.

 

Nos últimos três anos, o segmento de lubrificantes da Vibra registrou crescimento de 35% no EBITDA. O avanço é sustentado por cinco pilares estratégicos: expansão fabril com inovação tecnológica, desenvolvimento de produtos de alto valor agregado, eficiência operacional, práticas sustentáveis e presença internacional.

 

É tempo de Lubrax: modernização da identidade facilita a escolha

 

A modernização da fábrica vem acompanhada do rebranding de Lubrax, que atualiza sua identidade visual e simplifica a experiência do consumidor. A nova identidade mantém as cores verde e amarela, com tipografia renovada e contraste mais marcante.

A arquitetura do portfólio também foi reformulada. As linhas anteriores (Essencial, Tecno, Valora e Supera) deram lugar à nomenclatura Lubrax Top Auto, segmentada por base de produto:


Mineral (antes Essencial)

Semissintético (antes Tecno)

Sintético (antes Valora)

Sintético Premium (antes Supera)


A nova linha adota um frasco único, ergonômico e de fácil manuseio, que destaca o “X” da marca. Os rótulos e contrarrótulos apresentam hierarquia de informações técnicas como viscosidade, aprovações e benefícios funcionais, facilitando a identificação pelo público recomendador. As embalagens trazem também um QR Code que direciona ao site da marca, com acesso a informações detalhadas e à plataforma Bora Lubrax.

 

“O novo design reflete a inovação da marca e torna a escolha do produto mais intuitiva e transparente, reforçando o compromisso de Lubrax em simplificar a jornada do consumidor e entregar soluções com desempenho superior”, afirma Saulo Brazil.

 

Tecnologia e desempenho em destaque

 

A Lubrax reforça seu posicionamento com o selo XPRO, presente em 14 produtos da linha. O selo identifica lubrificantes com desempenho superior, com até 70% mais proteção, 40% mais limpeza e economia de combustível entre 2% e 5%, além de maior durabilidade e resistência à pré-ignição em baixa rotação (LSPI). 

A empresa também se destaca pelo desenvolvimento de lubrificantes específicos para veículos híbridos e pela introdução da nova geração API SQ, lançada simultaneamente aos principais mercados globais.

 

Expansão e futuro da mobilidade

 

Com a ampliação da fábrica e o novo posicionamento da marca, a Vibra fortalece sua presença no mercado nacional e acelera a expansão internacional. Atualmente, a empresa atua no Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia, e mantém produção licenciada no Chile e na Colômbia, com planos de ampliar sua atuação na América Latina por meio de novas parcerias estratégicas.

A companhia também investe no fortalecimento de seu ecossistema de negócios, que inclui 8 mil postos de combustíveis, sendo 1,7 mil com a franquia Lubrax+, e mais de 10 mil clientes B2B.

 

A nova fase de Lubrax representa o equilíbrio entre tradição, tecnologia e visão de futuro, reforçando o conceito da campanha: “É Tempo de Lubrax”.

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