Componente deve ser trocado junto com a correia para evitar desgaste prematuro
No motor, o tensor da correia tem função de manter a tensão adequada da correia de acessórios ou da correia dentada, permitindo que o sincronismo e funcionamento dos periféricos sejam corretos. Pensando nisso, a revista O Mecânico mostra os principais sinais de problemas nesse componente.
Um dos principais sinais de problema no tensor é um ruído anormal, como uma espécie de “assobio” ou “chiado” vindo da região das correias. Esses sons normalmente aparecem quando o rolamento interno do tensor começa a se desgastar, e tendem a aumentar conforme a rotação do motor.
Outro indício possível é o desalinhamento da correia, visto que um tensor desgastado ou sem ação pode fazer a correia trabalhar fora do alinhamento ideal, gerando desgaste irregular e risco de ela escapar. Esse desalinhamento da correia normalmente pode ser visto ao fazer uma análise visual do componente.
Uma vibração excessiva também pode sinalizar falha no tensor, gerado por uma movimentação irregular da correia ocasionado pelo desgaste do tensor. Também, o sincronismo entre o virabrequim e comando de válvulas pode ser afetado, causando falhas no funcionamento do motor e até risco de contato entre pistões e válvulas.
Por fim, para evitar os problemas de maneira preventiva, é recomendada a troca do tensor quando a correia for substituída, evitando o desgaste prematuro do conjunto. Além disso, a troca dos componentes deve ser feita seguindo os prazos estabelecidos pelo fabricante.
The post Veja os principais sinais de problemas no tensor da correia appeared first on Revista O Mecânico.
Veja os principais sinais de problemas no tensor da correia Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário